VOLTAR

Parque Nacional da Ilha Grande realiza curso de brigadistas

ICMBio - www.icmbio.gov.br
25 de Mai de 2009

Começa nesta segunda (25) a segunda etapa do curso de brigadistas promovido pelo Parque Nacional (Parna) de Ilha Grande, no Paraná. As aulas seguem até sexta (29). Este ano o curso será dado, pela primeira vez, no Centro de Estudos, Monitoramento e Pesquisas Ambientais (Cempa) do parque. O centro, que fica no distrito de Porto Camargo, em Icariúma, foi construído no ano passado com recursos oriundos da compensação ambiental.

Na primeira etapa, de provas físicas, foram selecionados 35 candidatos. Essa nova etapa será de aulas teóricas e práticas. Ao final, serão escolhidos 28 participantes. O curso é ministrado por dois instrutores do Corpo de Bombeiros de Campo Grande. Os brigadistas que passarem desta etapa serão contratados temporariamente por três meses, com a possibilidade de renoão do contrato por mais três meses.

O curso envolve aprendizado de várias técnicas de combate a incêndios, de manuseio de equipamentos gerais e equipamentos de proteção individual e de princípios dos incêndios florestais, entre outras.

A aula prática será na quinta-feira (28). Nela, serão aplicados os conhecimentos teóricos adquiridos nos dias anteriores. Durante a aula, será feita uma simulação de incêndio em uma fazenda particular (o fogo é controlado, só para mostrar o uso dos equipamentos aos brigadistas) e aplicadas as técnicas de combate às chamas.

"Estamos trabalhando firme para tornar esse Centro um ponto de referência regional em cursos, pesquisas e outras atividades voltadas para a gestão ambiental", diz a Gabriela Leonhardt, chefe do Parque Nacional de Ilha Grande.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.