VOLTAR

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães reabre à visitação nesta quarta (18)

WikiParques - https://www.wikiparques.org/
Autor: Por Rafael Ferreira
18 de set de 2019

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães reabre à visitação nesta quarta (18)

Atingido por incêndios nas últimas 3 semanas, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) será reaberto à visitação a partir desta quarta-feira (18/09). A unidade de conservação teve os atrativos turísticos fechados desde o dia 09 deste mês, como medida de segurança. A queimada foi controlada pelas esquipes de brigadistas que atuam na unidade de conservação.

No entanto, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) alerta que as equipes de brigadistas ainda não foram dispensadas e continuam atuando para evitar o retorno do fogo. Os atrativos Vale do Rio Claro e São Jerônimo (assim como a travessia) continuarão fechados, já que não há previsão de chuvas para os próximos dias e, caso aconteça algum incêndio florestal próximo a esses atrativos, poderá colocar em risco os visitantes.

As origens do incêndio no parque estão sendo apuradas pelo ICMBio, pela Polícia Federal e por especialistas do Serviço Florestal dos Estados Unidos, que desembarcaram em Chapada dos Guimarães, no sábado (14). Na manhã do domingo (15), de acordo com o ICMBio, houve uma reunião para o planejamento dos trabalhos. A apuração das causas corre em caráter sigiloso.

Websérie Pé no Parque

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães também é tema da 4ª temporada da websérie Pé no Parque. Nesta quarta-feira (18), será lançado o 2o episódio da série, Onde Nascem as Águas, às 19 horas. Os episódios que completam a temporada serão lançados semanalmente, sempre às quartas-feiras, até o dia 02/10. Todos estarão disponíveis ao público no site do Pé no Parque e no canal do WikiParques no Youtube.

Nos seus 4 episódios, a série mostrará ao público a surpreendente Chapada dos Guimarães. Do circuito de cachoeiras às águas cristalinas da nascente do Vale do Rio Claro. Do cartão postal do parque, a Cachoeira Véu de Noiva, aos paredões rochosos milenares da Cidade de Pedra, que emolduram a paisagem. A série apresenta personagens que vivem o parque nacional diariamente, como condutores de turismo, voluntários e servidores. Traz também histórias do Cerrado, mostra sua fauna, flora e até a influência do fogo na paisagem.

A websérie é dirigida pelo fotógrafo Marcio Isensee e Sá, diretor do documentário Sob a Para do Boi (2018), e produzida por WikiParques e ((o)) eco, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

https://www.wikiparques.org/parque-nacional-da-chapada-dos-guimaraes-re…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.