VOLTAR

Parque Massairo Okamura recebe mil mudas de espécies nativas

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br
Autor: MARIA BARBANT
10 de Dez de 2009

Mudas de ipê roxo, ingá, angico amarelo, farinheira e jacarandá foram plantadas na manhã desta quinta-feira (10.12), por alunos da rede pública de ensino e representantes da Polícia Federal e Sanecap no Parque Estadual Massairo Okamura II, localizado no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. A ação faz parte de uma parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) que visa a compensação pela emissão de gases de efeito estufa (GEE) durante as operações de combate ao crime organizado pela Polícia Federal (PF) e o cumprimento de um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) pela Sanecap em função da execução da ampliação do coletor tronco da região da sub bacia 19, localizado na área do parque.

Durante a solenidade, o secretário de estado do Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan destacou a importância de iniciativas como esta, para a conscientização da sociedade e, em especial, para a formação dos jovens, um trabalho que é desenvolvido pela Superintendência de Educação Ambiental da Sema.

"Os gases de efeito estufa colocam em perigo a vida do planeta. Se até o ano 2020 as emissões não forem reduzidas em 40%, o planeta não terá como reverter os efeitos das mudanças climáticas e o aquecimento global", lembrou Luiz Henrique Daldegan. O secretário lembrou também a importância dessa iniciativa no momento em que o mundo se volta para as discussões que estão acontecendo em Copenhague, na Dinamarca, dentro da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 15.

Lá, o governador Blairo Maggi apresenta na próxima segunda-feira (14.12), durante o Fórum de Governadores da Amazônia, propostas e ações que já vem sendo desenvolvidas em Mato Grosso em favor do meio ambiente, entre elas, a política de REDD (Redução das Emissões do Desmatamento e da Degradação da Floresta) onde o Estado defende a necessidade de implementação do serviço ambiental para a manutenção das nossas florestas e também para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Em Cuiabá, desde o ano passado, quando 500 mudas de espécies nativas foram plantadas com sucesso no Parque Zé Bolo Flor, a Polícia Federal vem realizando a ação, dentro do Programa Carbono Neutro, no sentido de mitigar a emissão de gases, uma iniciativa que está sendo reproduzida em todo o país. No Parque Massairo Okamura também foram plantadas 500 mudas.

"Esse é um programa pioneiro, com reconhecimento internacional. O plantio das mudas compensa a emissão de gases de efeito estufa, em razão das operações de combate ao crime organizado, inclusive aqueles executados contra o meio ambiente, onde a PF utiliza aviões, barcos e carros", salientou o delegado de Meio Ambiente da PF, Wilson Souza Filho.

Em relação à recuperação da área degrada pela ampliação do coletor tronco, a gerente do Setor de Tratamento de Esgoto da Sanecap, engenheira Vânia Borges explicou que esse coletor está recebendo o esgoto produzido na região do Centro Político e Administrativo e bairros do entorno, aliviando essa área de fontes poluidoras. O plano de recuperação da área degradada do Córrego do Barbado prevê uma série de ações e o plantio de aproximadamente mil mudas de espécies nativas no local onde somente hoje serão plantadas 100 mudas.

Participaram do plantio das mudas no Parque Massairo Okamura alunos e professores das escolas municipal Julio Luis Borges e estaduais Bela Vista e Djalma Ferreira de Souza, a presidente da Associação de Moradores da Morada do Ouro Elisabeth Andrade, a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Márcia Montalvão Guedes Cesar, funcionários da Sema, Polícia Federal e Sanecap.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.