VOLTAR

Parque Indígena do Xingu, 28 de outubro de 2004.

Parque Indígena do Xingu-MT
28 de Out de 2004

Marina da Silva, Ministra do meio ambiente
Dilma Rousseff, Ministra de minas e energias
Márcio Thomas Bastos, Ministro da justiça
Blairo Maggi, Governador do Mato Grosso
Mércio Gomes, Presidente da FUNAI
Guilherme Carrano, Diretor geral do CGPIMA, FUNAI
Moacir Pires, Presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente, MT
Edevar Sardinha, Superintendente de assuntos indígenas - MT
Marcus Luiz Barroso Barros, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente - IBAMA
Claudio Lemos Fonteles, Procurador-geral da República

Nós lideranças das aldeias do Parque Indígena do Xingu, estivemos na fazenda localizada próxima a vila Couto Magalhães, para verificar a construção de uma barragem no rio Kuluene. Inicialmente nossa preocupação era com a preservação dos recursos hídricos, nossa principal fonte de alimentos. Quando chegamos ao local, agravou-se nossa preocupação. O local onde está sendo feito a barragem, apesar de ficar fora do Parque, é um lugar sagrado para os povos do alto Xingu. Foi lá que aconteceu a primeira festa do KWARYP, realizado por nosso Deus Mawutsinin. Hoje a cerimônia do KWARYP, ainda é cultuada anualmente pelos povos alto xinguanos e tornou-se mundialmente conhecida.
O rio Kuluene é afluente do rio Xingu, que é um dos rios mais preservados do Brasil, graças à presença indígena em todo seu curso, tornando-o assim uma referência nacional de preservação, beneficiando vários povos indígenas, ribeirinhos, pequenos e grandes produtores.
Não admitiremos a destruição de um lugar tão importante. Quando estivemos no local onde está sendo construída a represa exigimos a paralisação imediata da obra e vamos manter a vigilância do local.
Estamos muitos preocupados com a preservação do rio Kuluene e de todos os outros rios que formam as nascentes do rio Xingu e gostaríamos de convidá-los para uma reunião com as lideranças indígenas do parque do Xingu e demais povos indígenas da região no dia 11 de novembro de 2004, no município de Canarana - MT.
Contamos com vossa presença para nos unirmos pela preservação de um patrimônio cultural e ambiental tão importante para os povos indígenas e toda sociedade nacional.

`Y ikatu Xingu,

Lideranças do Parque Indígena do Xingu
Aritana Yawalapiti
Aiukuri Yawalapiti
Pirakumã Yawalapiti
Afukaká Kuikuro
Tabata Kuikuro
Kuiussi Suyá
Kamani Suyá
Poikô Suyá
Nhokobety Suyá
Melobô Ikpeng
Managu Ikpeng
Nãpiku Ikpeng
Mairawê Kaiabi
Yefuká Kaiabi
Makupá Kaiabi
Moyup Kaiabi
Kawitai´i Kaiabi
Paiê Kaiabi
Wari Trumai
Caruaia Trumai
Macareá Trumai
Wadjuwi Kalapalo
Kurikaré Kalapalo
Vanité Kalapalo
Manuá Kalapalo
Jumuin Mehinaku
Iamatuá Matipu
Arifirá Matipu
Sirivé Nafukuá
Tafurak Nafukuá
Atamae Waurá
Tinini Yudjá
Nhanhã Yudja
Paiawá Yudja
Yakumi Aweti
Morepá Aweti
Aiupu Kamaiurá
Amanuá Kamaiurá
Kanawayuri Kamaiurá
Ayumã Kamaiurá
Ianacula Rodarte Kamaiurá

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.