VOLTAR

Parque fechado por febre amarela reabre

FSP, Cotidiano, p. C2
02 de Jan de 2008

Parque fechado por febre amarela reabre
Após interdição de cinco dias, Parque Nacional de Brasília, no Distrito Federal, volta a receber visitantes vacinados
Subsecretaria de Vigilância à Saúde descartou a doença como causa da morte de 11 macacos, hospedeiros do vírus, encontrados no local

Da sucursal de Brasília

Depois de ficar fechado por cinco dias devido à suspeita de febre amarela, o Parque Nacional de Brasília reabre hoje para a população do Distrito Federal que já é vacinada contra a doença -cerca de 90%. A partir de domingo, o parque poderá ser visitado pelas 150 mil pessoas que tomaram a vacina nos últimos dias.
A subsecretaria de Vigilância à Saúde do DF já descartou a febre amarela como causa de morte dos 11 macacos encontrados nas últimas semanas. O animal é o hospedeiro definitivo do vírus amarílico, causador da doença. A transmissão ocorre pelo mosquito Aedes aegypti, também vetor da dengue.
Os dois macacos encontrados ainda doentes no parque nos dias 19 e 21 do mês passado morreram por septicemia, causada por infecção bacteriana, de acordo com a subsecretária. Mesmo assim, análises dos tecidos dos macacos estão sendo feitas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a febre amarela foi registrada em quatro Estados neste ano: Goiás, Amazonas, Pará e Roraima.

FSP, 02/01/2008, Cotidiano, p. C2

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.