VOLTAR

Parque fecha para revitalização no Paraná

G1 - http://g1.globo.com
30 de Mar de 2009

O Parque Estadual do Monge, no município de Lapa (PR), vai fechar a partir desta segunda-feira (30) para obras de revitalização. A previsão é que o trabalho seja concluído em seis meses.

Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Conselho Gestor do Parque Estadual, que vão coordenar as obras, o parque deve ser reaberto em seu aniversário de 50 anos.

Os ambientalistas vão remover espécies exóticas que ameaçam a vegetação nativa do local. O órgão ambiental irá arrecadar cerca de R$ 3,5 milhões com a venda da madeira retirada desse tipo de árvore.

A retirada das espécies exóticas faz parte do Programa Estadual de Erradicação de Espécies Exóticas Invasoras nas Unidades de Conservação, que o IAP desenvolve desde 2005. O Parque Estadual de Vila Velha foi o primeiro incluído no programa que hoje é modelo para o país. O programa visa prevenir e controlar a introdução de espécies que não são típicas de um ambiente.

De acordo com a gerente do Parque pelo IAP, Maria do Rocio de Lacerda, após a reforma serão implementadas atividades como escalada em rocha, mountain bike e trekking, entre outros esportes de aventura.

Parque

O Parque Estadual do Monge possui 370 hectares e foi criado em 1960. A cada final de semana, a área recebe mais de mil visitantes. As pessoas podem conhecer a Gruta do Monge e entrar em contato com a natureza. Está localizado a uma altitude de 1000 metros acima do nível do mar.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.