VOLTAR

Parque Estadual Morro do Diabo realiza atividade de conscientização de motoristas

Sistema Ambiental Paulista - http://www.ambiente.sp.gov.br/
13 de Jun de 2014

O Parque Estadual Morro do Diabo, em parceria com as Polícias Militar Ambiental e Rodoviária, realizou, na última semana, mais uma ação para sensibilizar os motoristas que trafegam na Estrada-Parque a respeitarem o limite de 70km/h. A conscientização de motoristas é uma das estratégias adotadas pela unidade de conservação para evitar os atropelamentos de animais e o descarte de lixo na região. A atividade ocorreu na altura do km 6 da Rodovia Arlindo Bettio (SP-613), em Teodoro Sampaio/SP. Ao todo foram abordados 300 veículos.

A campanha de conscientização dos motoristas acontece desde 2002, trazendo resultados positivos na prevenção de acidentes. Os registros mostram uma redução gradativa dos atropelamentos dos animais. A ação ocorre de forma bimestral. Nela são distribuídos kits informativos sobre a Estrada-Parque e sua importância para conservação da fauna da região.

Sobre o Parque
O Parque Estadual Morro do Diabo foi criado em 1941 como uma reserva, tornando-se Parque apenas em 1986. Seu objetivo é preservar uma das últimas áreas de floresta de planalto do país. O Parque abriga a maior reserva peroba-rosa do estado.

O bom estado de conservação de sua área de quase 34.000 hectares de Mata Atlântica de Interior permite a ocorrência de importantes espécies de fauna, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como anta, queixada, bugio, puma e onça-pintada, além de uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo, o mico-leão-preto, que encontra no Parque, refúgio para a sua maior população livre. Estima-se que no Parque haja cerca de 1.200 indivíduos dessa espécie.

http://fflorestal.sp.gov.br/2014/06/13/parque-estadual-morro-do-diabo-r…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.