VOLTAR

Parque Estadual Juquery retira 6 toneladas de resíduos do Reservatório Paulo de Paiva Castro

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/
24 de Mar de 2016

Megaoperação reuniu cerca de 480 pessoas e contou com participação da Secretária Estadual de Meio Ambiente e do Diretor Executivo da Fundação Florestal

No último dia 22, Dia Mundial da Água, o Parque Estadual Juquery (PEJy) realizou a 4ª edição da megaoperação de limpeza e fiscalização ao longo dos 8 km de margens do Reservatório Paulo de Paiva Castro, no município de Franco da Rocha (SP). A ação, que contou com a participação da Secretária Estadual de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias e do diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, reuniu cerca de 480 pessoas entre parceiros e voluntários.

Ao todo, foram retiradas cerca de 6 toneladas de resíduos sólidos, descartados de forma irregular ao longo das margens da represa. Na edição anterior, em novembro de 2015, os resíduos recolhidos somaram 8 toneladas.

De acordo com o diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, o descarte irregular de resíduos sólidos é altamente impactante para a Unidade de Conservação de proteção integral e compromete a qualidade e equilíbrio da diversidade biológica dos dois biomas preservados pelo PEJy: Mata Atlântica e Cerrado.

"Nosso papel, além de preservar, é integrar a comunidade do entorno e a população em geral à rotina da Unidade de Conservação, com o objetivo de promover a conscientização e a educação ambiental. A manutenção e a conservação das áreas verdes promove benefícios a todos", complementa Paulo.

O Reservatório Paulo de Paiva Castro, responsável pelo abastecimento na região metropolitana de São Paulo, para 8 milhões de pessoas, é o último reservatório do Sistema Cantareira, desde o sul de Minas Gerais, em nível normal para captação de água.

Por tratar-se de área suscetível a invasões -por pescadores, caçadores, coletores de orquídeas e bromélias, passarinheiros, veranistas, banhistas, embarcações diversas e jet-skis, além de ser vulnerável a incêndios florestais e campestres-, a fiscalização é realizada constantemente.

O evento teve apoio da SABESP, 26o Batalhão da PM e Canil, Escola Superior de Bombeiros, 5o Grupamento de Bombeiros, Policia Militar Ambiental, Parque Estadual Cantareira (PEC), GCM Franco da Rocha, Defesa Civil e Secretarias de Meio Ambiente de Franco da Rocha e Mairiporã e remadores em geral.

Sobre o Parque Estadual Juquery

Último grande remanescente de Cerrado preservado na região Metropolitana de SP, o Parque Estadual Juquery resguarda, em meio ao domínio de Mata Atlântica, a diversidade biológica das composições campestres do Cerrado paulista.

Para saber mais, acesse www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-juquery

http://fflorestal.sp.gov.br/2016/03/24/parque-estadual-juquery-retira-6…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.