VOLTAR

Parque Estadual do Pau Furado terá 22 mi de m2

http://www.correiodeuberlandia.com.br
27 de Mar de 2011

Quatro anos após sua criação, o Parque Estadual do Pau Furado ainda não está aberto para visitação pública, o que pode começar a acontecer somente na segunda metade do ano que vem. O motivo é a falta de estrutura física adequada para receber o público. São necessárias obras de reforma e restauração de edificações já existentes na área, cujos projetos de execução aguardam definições.

Criado por decreto pelo governo do estado em 2007, o Pau Furado possui 2,1 mil hectares, aproximadamente 22 milhões de metros quadrados, sendo o primeiro parque ambiental do Triângulo Mineiro. Atualmente, já foram regularizadas 75% de sua área, o que representa 1,6 mil hectares. "O cercamento da área é feito de forma quase imediata após ocorrer a desapropriação. Por ter sido criado em 2007, o parque está com sua regulamentação fundiária bem adiantada", disse Erick Almeida Silva, gerente do Pau Furado. Segundo ele, apenas duas de dezesseis propriedades que compõe o parque ainda não tiveram sua situação regulamentada. "Uma das áreas foi ocupada por sem-terras. Estamos esperando a avaliação de um juiz para ver o que será decidido", afirmou.

Mesmo que 25% da área permaneçam em situação indefinida, a abertura do parque estadual para a visitação pública não depende da aquisição destas terras. De acordo com Silva, é necessário reformar casarões existentes no parque, além de construir portarias para que seja possível receber a população. "Até o meio deste ano definiremos projetos de engenharia, paisagismo e arquitetura. As reformas são complicadas, pois deve ser respeitada a característica do edifício e utilizar materiais que não agridam o Meio Ambiente", afirmou. Apesar de proibida, pesca ilegal acontece no parque.

O gerente Erick Almeida Silva disse não haver muitos problemas jurídicos com o Parque Estadual Pau Furado, mas a administração do espaço se queixa da presença de vândalos e pessoas não autorizadas no local. Placas e outras estruturas físicas presentes na área são constantemente pichadas ou depredadas.
Segundo Silva, após a contratação de dois fiscais que monitoram a área até às 18h, diminuiu a presença de pescadores no parque, outro grande problema enfrentado pela administração. "Tem gente que chega a percorrer 10km a pé para pescar durante a madrugada. Pescar dentro de área de conservação é proibido, independente da época do ano", disse. Além da pesca, a caça, coleta de frutas, plantas ou pedras dentro da unidade são consideradas crimes ambientais passíveis de até 3 anos de prisão.
Ano passado, dois corpos foram encontrados no Pau Furado. Neste ano, Silva afirmou não ter havido incidentes do tipo.
Parque Estadual Pau Furado

Criado por decreto em 27 de janeiro de 2007
Localizado entre as cidade de Uberlândia e Araguari
Área total = 2,1 mil hectares ou 22 milhões de metros quadrados
Área já apropriada = 1,6 mil hectares (75% do total)
16 propriedades compõe o parque. 14 já foram adquiridas
Previsão de abertura ao público no segundo semestre de 2012
Preço a definir

http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/parque-estadual-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.