VOLTAR

Parque Estadual do Papagaio Charão é nova denomianção de UC em Sarandi

SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br
19 de Mar de 2010

Em cerimônia realizada na sede da Cooperativa Tritícola Sarandi Ltda (Cotrisal), em Sarandi, o secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, entregou, nesta quinta-feira (18), ao prefeito de Sarandi, Leonir Cardozo, o decreto que oficializou a alteração do nome do Parque Estadual de Rondinha para Parque Estadual do Papagaio Charão. Segundo o secretário, a troca do nome decorre tendo em vista que as unidades de conservação administradas pelo governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) têm nomes relacionados à fauna e à flora regionais. E, também, porque o papagaio charão é uma ave em extinção que é característica da localidade. Berfran presentou a gestora do parque, Vanessa Tomazeli, com um boneco de um papagaio charão.

O parque, localizado no município de Sarandi, protege um importante fragmento de florestas com araucárias e pequenas áreas de campos (savanas) com destaque para pequenos butiazais e jaboticabais. O papagaio charão, que é um dos menores papagaios brasileiros, pode ser visto aos bandos na unidade de conservação, já que a espécie está associada às florestas com araucárias do Nordeste gaúcho. Na fauna também há a ocorrência de quatis, serelepes, macacos-pregos, mochos-diabos e pica-paus-reis.

http://www.sema.rs.gov.br/sema/jsp/descnoticias.jsp?ITEM=2966&TIPO=1

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.