VOLTAR

Parque ecológico vira depósito de lixo e entulho na Grande SP

G1 - https://g1.globo.com
Autor: Cínthia Toledo
08 de dez de 2018

Parque ecológico vira depósito de lixo e entulho na Grande SP
08/12/2018 12h51

Por Cínthia Toledo, SP1

Prefeitura diz fazer obra de canalização de esgoto e que área será reflorestada novamente depois.

Vizinhos ao Parque Ecológico de Jandira, na Grande São Paulo, reclamam que o lugar deixou de ser opção de lazer. Caminhões são vistos nas últimas semanas despejando terra em uma área que antes era usada pela população. Há ainda preocupação com o desmatamento da região.

A entrada do parque tem um portão caindo aos pedaços e o calçamento está com buracos e desníveis, resultado, segundo os moradores, da entrada contínua de caminhões há pouco mais de um mês.

"Esses dias mesmo a gente veio caminhar aqui, era feriado, e os caminhões pararam aqui duas vezes, encheram de barro. Uma sujeirada que a gente teve que embora porque nem pra caminhar não deu", disse a balconista Jacilene Freire Bezerra.

Em um local onde havia grande área verde, só há terra e lama para todos os lado. Um dos moradores chegou a denunciar na Polícia Ambiental, fazendo um boletim de ocorrência, mas a destruição continua.

"É muito deprimente, porque Jandira é uma cidade que tem muito pouca opção de lazer para a população. E um dos poucos que tem está sendo destruído e o pior: pelo próprio poder público que em vez de criar alternativas de lazer para população está destruindo pouco que tem", diz Leonel Barros, conselheiro municipal.

Um documento ao qual a reportagem teve acesso diz que as obras no parque têm caráter emergencial para evitar enchentes, e são de interesse da defesa civil, destinadas à prevenção de acidentes em áreas urbanas.

Prefeitura diz fazer obra de esgoto
A Prefeitura de Jandira disse que, no local onde está a terra, existia um vale onde as casas vizinhas ao parque despejavam esgoto de forma irregular. Segundo a Prefeitura, para preservar a área verde, está sendo feito um projeto para canalização e captação do esgoto e, em seguida, a área será reflorestada novamente e entregue à população.

A administração municipal de Jandira diz ainda desconhecer um boletim de ocorrência ou de reclamações sobre o caso.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2018/12/08/parque-ecologico-v…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.