VOLTAR

Parque do Tumucumaque ganha publicação sobre conselho consultivo

http://jdia.leiaonline.com.br
Autor: Paulo Silva
03 de Jun de 2008

Acontece hoje, em solenidade marcada para o auditório da Reitoria da Universidade Federal do Amapá (Unifap), o lançamento da publicação " Formação e Capacitação do Conselho Consultivo as experiências e os desafios no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque" . O evento integra a programação da Semana do Meio Ambiente, iniciada na sexta-feira 30.

A publicação objetiva registrar o processo vivido para a organização do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e a implementação da gestão participativa na área protegida. Também visa oferecer uma fonte de consulta e apoio aos conselheiros e técnicos que atuam em Unidades de Conservação.

Em formato e linguagem acessível, a cartilha apresenta linha narrativa baseada no curso dos acontecimentos, estabelecendo uma " linha do tempo" desde 1999 a 2007 em forma de " uma história contada" , sob a organização da analista ambiental Flávia Regina de Queiroz Batista, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da consultora Érica Speglich.

A cartilha contém informações sobre a legislação específica ao tema e as principais iniciativas que marcaram todo o processo de reconstituição e o primeiro ciclo do espaço de gestão participativa de uma das maiores unidades de conservação de floresta tropical do mundo, com mais de 3,8 milhões de hectares de área protegida.

Resultado de ampla mobilização, o Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque teve sua composição reformulada em outubro de 2004 e foi empossado em 2 de junho de 2005, garantindo maior representatividade aos atores sociais envolvidos no processo de implantação e gestão da área protegida. Composto por 30 membros titulares e 29 suplentes representando, de forma paritária, instituições do Poder Público (federal, estadual e municipal) e organizações da sociedade civil, atualmente está em processo de renovação de membros e representantes, com intuito de fortalecer e estimular, cada vez mais, o envolvimento e participação das entidades e instituições na gestão do Parque Nacional.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.