VOLTAR

Parque do Tietê fecha e vacinação contra febre amarela é ampliada na Grande SP

OESP, Metrópole, p. A20
11 de Nov de 2017

Parque do Tietê fecha e vacinação contra febre amarela é ampliada na Grande SP
É o 16o parque interditado após morte de macacos; Estado anunciou imunização para mais 2 bairros e para 15 cidades no entorno

Júlia Marques e Paula Felix, O Estado de S.Paulo

SÃO PAULO - O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 10, o fechamento do Parque Ecológico do Tietê, na zona leste paulistana, após a confirmação de mais um macaco morto infectado com febre amarela. Esse é o 16.o parque fechado em São Paulo após mortes de macacos - o primeiro fora da zona norte. Também nesta sexta, o governo estadual anunciou que a vacinação contra a doença será estendida para dois barros na zona leste e mais 15 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o macaco veio de Cajamar, na Grande São Paulo, com sinais de que tinha sido eletrocutado e foi atendido no Centro de Recuperação de Animais Silvestres que fica dentro do Parque Ecológico do Tietê. De acordo com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o animal foi levado pela Polícia Ambiental para o centro no dia 20 de outubro e morreu no dia 26. O macaco ficou isolado em uma gaiola e, após o óbito, a infecção pelo vírus foi confirmada.
Não se sabe se o macaco foi contaminado em Cajamar ou no Parque Ecológico do Tietê. Mas, dado o risco de que ele tenha sido infectado no parque ou contaminado mosquitos na região, o equipamento ficará fechado temporariamente, a partir desta sábado, 11, como forma de prevenção, segundo anúncio feito pelo secretário estadual da Saúde, David Uip.
Segundo Uip, os moradores dos bairros do Jardim Piratininga e do Jardim São Francisco, próximos do parque, serão vacinados. Os funcionários do local, que recebe 4 mil pessoas por dia e 40 mil nos fins de semana, também serão imunizados. Até então, a vacinação contra a doença na capital ocorria só em regiões perto de parques na zona norte do Município.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que a vacinação nos dois bairros será feita casa a casa. "As equipes de saúde da Prefeitura vão diretamente nas residências dos bairros citados", informou a Secretaria Municipal da Saúde. Segundo a pasta, não é necessário que a população desses bairros procure os postos de saúde. Oito mil pessoas serão vacinadas nesses dois locais, informou Uip. "Provavelmente o mosquito não vai atravessar a rodovia", disse o secretário estadual.

OESP, 11/11/2017, Metrópole, p. A20

http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,governo-fecha-parque-ecologi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.