VOLTAR

Parque do Rola-Moça promove blitz ecológica no entorno da UC

IEF - www.ief.mg.gov.br
04 de Jun de 2009

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Parque Estadual Serra do Rola Moça (PESRM), realiza nesta sexta-feira (05) uma Blitz Ecológica em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação, que visa à educação ambiental, acontecerá na portaria da Unidade de Conservação (UC), onde motoristas serão abordados e receberão informações sobre o meio ambiente e a importância da conservação do Parque.

De acordo com o gerente do parque, Edmar Monteiro, a Blitz é realizada como meio de conscientização ambiental das pessoas que utilizam o acesso ao parque para ir para suas casas, já que há uma comunidade que vive ao redor. "Muitas pessoas realizam atos no entorno que prejudicam a UC, dessa forma esperamos informar a população do melhor a ser feito, buscando um comprometimento com o parque, que também pertence a eles", afirma o gerente.

A coordenadoria de Educação Ambiental é a responsável pelo evento e elaborou panfletos e outros materiais gráficos que serão distribuídos às pessoas que forem paradas pela Blitz. Esses materiais contêm informações explicativas sobre o parque e a preservação ambiental. Além disso, serão distribuídas cerca de 200 mudas de espécies nativas da UC como a candeia, quaresmeira, gabiroba, caju, castanha mineira, entre outras.

A Blitz Ecológica não é a única ação feita pela UC como forma de educação ambiental. Na última semana ocorreu o projeto "Rua limpa, Bairro limpo, Parque preservado", que faz parte do Programa de Educação Ambiental do Parque, o Conviver. O projeto tem o intuito de incentivar um trabalho perene da população do Jardim Canadá no sentido de agir individual e coletivamente com consciência ambiental.

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça - É uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital.

O Parque abriga seis importantes mananciais de água - Taboões, Rola-Moça, Bálsamo, Barreiro, Mutuca e Catarina - declarados pelo Governo Estadual como Áreas de Proteção Especial. Eles garantem a qualidade dos recursos hídricos que abastecem parte da população da região metropolitana de Belo Horizonte. Para assegurar a proteção destes mananciais, esta área não está aberta à visitação pública.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.