VOLTAR

Parque do Lajeado recebe reforço de brigada para evitar queimadas

Naturatins - http://naturatins.to.gov.br
Autor: Fábio Souza
19 de Jul de 2011

Tendo em vista o período de estiagem e consequentemente os incêndios criminosos, o Parque Estadual do Lajeado recebeu na última semana um reforço da Guarda Metropolitana. Além dos guardas parques, mais três brigadistas foram cedidos para evitar que o fogo chegue à Unidade de Conservação - UC.

Em escala de revezamento, a equipe está em alerta para qualquer indício de queimadas na região, podendo chamar reforço a qualquer momento. Outros trabalhos que também vêm sendo realizado pela equipe são a limpeza das cercas, e construção de aceiros em todo o perímetro do parque.

O apoio com pessoal e equipamentos para o combate ao fogo é resultado do termo de cooperação assinado durante a abertura da Semana do Meio Ambiente entre o Naturatins e Prefeitura de Palmas, que faz parte do Plano de Combate às Queimadas no município de Palmas.

De acordo com levantamentos da Coordenadoria de Monitoramento do Instituto, em 2010 cerca de 70% do parque teve sua área queimada, deixando a capital sob a fumaça, e causando prejuízos econômicos e à saúde da população.

http://naturatins.to.gov.br/noticia.php?id=3024

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.