VOLTAR

Parque de Brasília festeja a chegada da primavera com plantio de mudas do cerrado

ICMBio - www.icmbio.gov.br
22 de Set de 2008

O Parque Nacional de Brasília, junto com outras instituições, promove nesta terça-feira (23), a partir das 9h, evento na Associação dos Produtores Rurais do Lago Oeste (Aproeste) para marcar a chegada da primavera. Crianças da Escola Rural Carlos Mota farão o plantio de mudas de espécies nativas do cerrado. Haverá ainda o lançamento do projeto Ruas e Quintais Ecológicos e a inauguração dos espaços Sala Verde e Viveiro Educador.

Além do lançamento do projeto e da inauguração dos espaços ambientais, está programada uma série de oficinas e atividades educativas, recreativas e de lazer com a participação da comunidade do Lago Oeste e de diversas instituições, entre elas, o Senac, que promoverá ações como cortes de cabelo,medição de pressão, controle de glicose, ente outras.

O evento terá ainda a presença de autoridades federais, distritais, representantes de ONGs ambientalsitas, Minstério Público, lideranças locais, comunidade, além das crianças e adolescentes da Escola Rural Carlos Mota, que participam desse trabalho de educação ambiental como atividades de tempo integral da escola.

O Parque Nacional de Brasília é uma das principais unidades de conservação do Centro-Oeste. A reserva é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com o aumento populacional de Brasília e a ocupação cada vez maior do Lago Oeste, as pressões sobre o parque aumentaram muito nos últimos anos.

A criação de projetos como o Ruas e Quintais Ecológicos, idealizado pelo Núcleo de Educação Ambiental do parque, visa exatamente reduzir essa pressão. O projeto tem o objetivo específico de envolver a comunidade na recuperação de áreas degradas no entorno da unidade de conservação por meio de ações de reflorestamento.

O Ruas e Quintais Ecológicos conta com o apoio da Associação Amigos das Florestas e da Comercial Gerdau, que acaba de doar 1.500 mudas de espécies nativas do cerrado para o plantio no Lago Oeste, e foi inserido no Programa Campo Vivo Para Escolas, da Associação de Amigos das Florestas, que, junto com a Asproeste, inaugura também dois espaços de educação Ambiental - a Sala Verde e o Viveiro Educador - que darão sustentabilidade ao plantio de árvore.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.