VOLTAR

Parque de Brasília faz 200 km de aceiro negro para se proteger contra incêndios florestais

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Priscila Galvão
29 de Jul de 2009

O Parque Nacional (Parna) de Brasília deu início na segunda-feira (27) à preparação do aceiro negro no entorno da unidade. O objetivo é proteger o parque contra os riscos de incêndio, muito comuns nesta época de seca. Para o trabalho, foram mobilizados 28 brigadistas e 22 funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Esses 50 servidores trabalharão nos próximos dias no meio do fogo e da fumaça e numa temperatura média de 35 a 40 graus. A meta é concluir os 200 quilômetros do aceiro em 30 dias. Serão utilizados no trabalho um caminhão pipa, um trator com pipa, um caminhão rodofogo, três caminhonetes, uma van e um carro pequeno.

A previsão é que até o final do mês de agosto todos os aceiros do Parna de Brasília e da Reserva Biológica (Rebio) da Contagem, que fica ao lado do parque, estejam concluídos.

Aceiro negro é uma estreita faixa de terra, queimada em volta da unidade de conservação, para evitar que um foco de incêndio iniciado do lado de fora atinja o interior da unidade. O aceiro é feito com o uso do fogo controlado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.