VOLTAR

Parque da Serra do Itajaí adquire computadores, móveis e um jipe 4x4

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Priscila Galvão
05 de Fev de 2010

O Parque Nacional (Parna) da Serra do Itajaí, em Santa Catarina, acaba de receber equipamentos e mobiliário adquiridos com recursos da compensação ambiental bancados pela Votorantin Cimentos SA. Foram adquiridos computadores, móveis de escritório, sistema de ar-condicionado, equipamentos para uso na manutenção de vias e áreas internas do parque, monitores novos e impressoras de rede.

A grande novidade, no entanto, ficou por conta de um veículo off-road, o jipe Stark, que vai reforçar a frota da unidade. A primeira ação de patrulhamento a bordo do Stark foi realizada no dia 26 de janeiro.

De acordo com o chefe do parque, Fábio Faraco, a grande maioria dos carros, mesmo muitos modelos 4x4, não faz a travessia das trilhas. "Dos jipes testados, o Stark foi o único a vencer com facilidade os caminhos mais difíceis do parque. Com certeza foi a escolha mais apropriada", disse Faraco.

A principal missão do Stark na unidade de conservação será contribuir para as operações de fiscalização que vêm sendo executadas pela equipe do parque para coibir a ação de palmiteiros e de caçadores, além de combater o turismo irregular.

Com uma área de 58 mil hectares de Mata Atlântica, o parque abrange um total de nove municípios da região do Vale do Itajaí: Blumenau, Ascurra, Apiúna, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos. O parque possui topografia montanhosa e áreas de difícil acesso, interligadas por estradas de terra estreitas e trilhas com muitos obstáculos e densa vegetação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.