VOLTAR

Parque da Serra Azul (MT) terá plano de manejo

Diário de Cuiabá-MT
23 de Jul de 2002

O Parque Estadual da Serra Azul, que tem o tamanho de 11 mil campos de futebol, ganha plano .

O Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças (520 Km de Cuiabá), será o segundo do Brasil a ter um Plano de Manejo. O plano consiste em um conjunto de medidas que estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso de área e o manejo dos recursos naturais.

Implantado em 31 de maio de 1994 pela Lei Estadual 6.439, de autoria do deputado estadual Humberto Bosaipo, o Parque Estadual da Serra Azul abrange uma área de aproximadamente 11 mil hectares, o equivalente a 11 mil campos de futebol, nas encostas da Serra Azul, em Barra do Garças.

A sua implantação teve como finalidade assegurar a integral proteção dos ecossistemas, formados por cachoeiras, córregos e sítios paleontológicos e arqueológicos.

Com a implantação do Plano de Manejo no Parque Estadual da Serra Azul, será possível também a criação de estruturas físicas necessárias à sua gestão.

Com essa medida, a administração do parque poderá, também, regulamentar a freqüência de populares em sua área, controlando, por exemplo, a instalação de acampamentos comuns até bem pouco tempo e o seu uso indiscriminado.

"O plano é um documento técnico com o qual vamos estabelecer uma série de medidas, que independem das vontades particulares de uma administração e sim, condicionadas aos programas e subprogramas", disse o administrador do parque, Cerilo Ramos da Silva Neto.

Os estudos para a implantação não só do Planejo de Manejo como o Diagnóstico Ambiental, foram realizados por professores da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), campus de Nova Xavantina, contratados pela Coordenadoria de Unidades de Conservação da Fema.
(-Deiário de Cuiabá-Cuiabá-MT-23/07/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.