VOLTAR

Parque da Serra Azul em Barra está fechado por tempo indeterminado

RD News - http://www.rdnews.com.br
Autor: Francis Amorim
04 de Dez de 2014

O Parque Estadual da Serra Azul, um dos locais mais visitados de Barra do Garças, está interditado por tempo indeterminado. Os pontos de acessos foram lacrados ontem (3) por determinação da Justiça após ação movida pelo Ministério Público. Somente equipes de pesquisas da UFMT, Unemat, empresas de telefonia e emissoras de TVs podem ter acesso à área.

Segundo o diretor da unidade de conservação, Pedro Fernando Santiago, a decisão do MP visa chamar atenção do Estado para a adoção de medidas que visam garantir o mínimo de estrutura para que o público possa visitar o local com segurança. No ato de lacre, a direção do parque teve o acompanhamento da promotora Helen Uliam Kuriki.

"Foram lacrados os acessos pela guarita, onde é feita a triagem de quem entra e sai do parque e pela cachoeira do Pé da Serra, onde o proprietário de uma área estava permitindo a entrada de visitantes mediante pagamento de uma pequena taxa", disse o diretor do parque.

Para a reativação do parque, o Ministério Público exigiu do Estado a criação de um conselho para discutir as ações que devem ser implementadas de logística como trilhas de acesso às cachoeiras, demarcação de pontos de visitação, placas educativas e de advertência, entre outros.

Projetos

De acordo com Pedro Fernando, vários projetos já estão sendo discutidos pelo governo do Estado que muda totalmente o aspecto que o parque reúne hoje. Entre eles estão a construção de um planetário na área reservada ao Discoporto (popular "aeroporto" para discos voadores), pavimentação de parte da via de acesso, um mirante e uma praça de alimentação no morro das antenas.

http://www.rdnews.com.br/municipios/parque-da-serra-azul-em-barra-esta-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.