VOLTAR

Parque da Chapada dos Veadeiros reabre à visitação com entrada gratuita

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Priscila Galvão
15 de Mai de 2009

Fechado desde o dia 4, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, será reaberto à visitação pública neste sábado (16). Com uma novidade que vai agradar a todos: a entrada é de graça. Portaria publicada na quarta-feira (14) no Diário Oficial da União suspende temporariamente a cobrança de ingresso. A medida vale até que seja implementado o novo programa de acesso e visitação da unidade, situada a cerca de 400 quilômetros de Brasília.

Para o diretor de Unidades de Conservação de Proteção Integral do ICMBio, Ricardo Soaviskink, a liberação da cobrança do ingresso se dá num momento em que o parque passa por uma revisão em seu modelo de gestão. "Optamos tecnicamente pela não cobrança em caráter temporário. O parque reabre à visitação a partir deste sábado (16), respeitando-se o limite de visitantes por dia. Com isso garantimos a sustentabilidade do ecossistema local", explica Soavinsly.

O parque está fechado à visitação desde o último dia 4. Segundo o chefe da unidade, Daniel Rios, a decisão tem o objetivo de melhorar a gestão do parque. Um novo contrato de limpeza e manutenção foi firmado pelo ICMBio."Avaliou-se tecnicamente que, enquanto o parque passa por essa mudança no modelo de gestão, é preferível a não cobrança da taxa de ingresso", afirma Rios.

Como a não cobrança tem caráter temporário, a portaria determina que o ICMBio seja responsável por apresentar ao Ministério do Meio Ambiente relatórios bimestrais sobre a implementação da unidade de conservação, que apontem a necessidade de manutenção ou revogação da norma.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.