VOLTAR

Parque da Cantareira é a maior floresta urbana no mundo

Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo
29 de Jan de 2009

O Parque Estadual da Cantareira é uma unidade de conservação de proteção integral, considerada a maior floresta urbana do mundo, com oito mil hectares de área, o que significa, aproximadamente, oito mil campos de futebol de mata preservada. O parque abrange quatro municípios do Estado: São Paulo, Mairiporã, Caieiras e Guarulhos.

O espaço é formado por quatro núcleos abertos à visitação: Pedra Grande, Engordador, Cabuçu e Águas Claras. Os núcleos recebem, em média, 100 estudantes de escolas públicas e particulares e fica aberto para visitação pública nos finais de semana e feriados.

Um dos principais atrativos da unidade são suas trilhas, num total de 14. Uma caminhada por elas induz o visitante a contemplação e admiração da beleza local. A vista panorâmica da Cidade de São Paulo, no Núcleo Pedra Grande, as belas cachoeiras, no Núcleo Engordador e Cabuçu e as Alamedas de Samambaias no Núcleo águas Claras, presenteiam a comunidade com um contato com a natureza e levam a uma conscientização ambiental em pró da preservação do local e do planeta.

Os núcleos possuem uma excelente infraestrutura, como a portaria com bilheteria, o centro de visitantes, um auditório, um playground para a criançada, vários sanitários e bebedouros. No parque é proibida a entrada de animais domésticos, de bicicletas, de patinetes, de skates e de instrumento sonoros. Não é permitida a realização de churrasco e é expressamente proibida a retirada de qualquer espécie da fauna ou flora.

O Parque Estadual da Cantareira está situado na Rua do Horto, 1799, no bairro do Horto Florestal, na Zona Norte da cidade. A entrada é de R$ 2,00, sendo que menores de 10 anos e maiores de 60 não pagam. O funcionamento acontece aos sábados, domingos e feriados, das 08h30 às 16 horas.

Da Secretaria do Meio Ambiente
Governo do Estado de São Paulo
Sala de Imprensa

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.