VOLTAR

Parque da Biodiversidade será inaugurado na sexta

Jornal Cruzeiro do Sul - http://www.cruzeirodosul.inf.br/
03 de Jun de 2013

A semana que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente em Sorocaba também será marcada pela inauguração do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, que ocorrerá no dia 7 de junho, às 9h. Com isso, a cidade ganhará a sua primeira Unidade de Conservação, com mais de 600 mil metros quadrados de área verde, localizada na avenida Itavuvu, próxima ao Parque Tecnológico. A unidade terá como principal função proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) das afluentes do Rio Sorocaba, nas quais não é permitida qualquer atividade ou intervenção.

Situado numa região de floresta estacional semidecidual, o Parque de Biodiversidade propiciará o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na zona norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico. O Parque ainda garantirá a preservação de uma vegetação predominantemente de Cerrado e de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de animais e 63 diferentes espécies arbóreas.

O Parque de Biodiversidade contará com uma área para estacionamento, espaço multiúso, quiosque e portaria. O investimento foi de aproximadamente R$ 2 milhões, originário da Toyota, como compensação ambiental pela implantação do complexo industrial de Sorocaba. O espaço multiúso será utilizado como uma área de educação e recepção dos visitantes. Já o quiosque será utilizado em atividades pedagógicas. Todos esses espaços possuem total acessibilidade.

Além da acessibilidade, com piso tátil e banheiros adaptados, o projeto também possui características sustentáveis, com iluminação led fotovoltaica para captação de energia solar, madeira certificada, tanto a cor quanto o material utilizado no telhado do salão multiúso tem uma capacidade térmica e futuramente será implantado um sistema de captação de água.

A partir de agora a Secretaria do Meio Ambiente dará início à recuperação da mata nativa e ao manejo de 60% dos eucaliptos existentes na área.

Animal símbolo do parque

A cuíca-de-três-listras foi eleita o animal símbolo do Parque de Biodiversidade, pois pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Prefeitura, encontraram um exemplar da espécie pela primeira vez na região de Sorocaba, enquanto realizam um estudo de manejo ambiental no local, em fevereiro de 2012. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), existem poucos registros da espécie em toda a América do Sul.

Trata-se de um marsupial de pequeno porte, chegando a aproximadamente 10 centímetros de comprimento. São animais pouquíssimo estudados, que vivem no solo da floresta alimentando-se principalmente de artrópodes, como aranhas e insetos, e pequenos frutos. O ciclo de vida da cuíca é bastante curto, semelhante ao de um roedor, porém sua reprodução não é tão eficiente, sendo animais raros por natureza. Considerando-se o grau de ameaça, além de restrita, a espécie encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção, numa categoria vulnerável.

http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=477017

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.