VOLTAR

Parque abriga grileiros, posseiros e fazendeiros

Gazeta de Cuiabá
29 de Set de 2003

Criado em abril de 1989, por meio do decreto no97656, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães ainda tem sob litígio quase 60% de seus 32,6 mil hectares. São áreas que abrigam grileiros, posseiros e proprietários rurais.
Como faltam recursos federais para bancar as indenizações, a situação se perpetua e ameaça a sobrevida do parque. O exemplo do Cachoeirinha, onde há passarelas de concreto e um restaurante em área de preservação permanente, é emblemático.
"Se trata de um empreendimento totalmente irregular. Mesmo que não fosse área do parque nacional, o cachoeirinha não estaria cumprindo a legislação ambiental", comenta o analista ambiental Eduardo Barcellos.
Ele diz lamentar que as operadoras de turismo e a própria população da cidade se posicionem contra as medidas recentemente adotadas pelo Ibama. Em médio e longo prazos, afirma, o resultado poderá beneficiar a ambos.
"A cidade tomou o partido de um particular que está prejudicando o patrimônio público. Será que não consegue enxergar seus verdadeiros inimigos?"
(-Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT-29/09/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.