VOLTAR

Parlamentares e lideranças indígenas prestigiam lançamento de livro

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp
15 de Out de 2009

Além da direção e dos servidores da Funasa, o lançamento do livro "Lei Arouca: 10 anos de Saúde Indígena", realizado hoje (15), na sede da Fundação, contou com a presença dos deputados federais Colbert Martins (PMDB-BA), Darcísio Perondi (PMDB-RS) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ex-presidente da Câmara dos Deputados. Também participaram a coordenadora do Fórum dos Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi), Carmem Pankararu; e o chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena do Xingu (Dsei), Jamir Alves. O presidente da Funasa Danilo Forte, e o diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Wanderley Guenka, receberam dos parlamentares elogios sobre a gestão na atenção à saúde indígena nos últimos anos.

Os discursos tinham um tom emocionado e de homenagem ao médico sanitarista Sérgio Arouca, defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e da criação de uma política de atenção à saúde indígena. A coordenadora do Fórum dos Condisi, Carmem Pankararu, reforçou a importância do controle social para a melhoria da atenção básica aos índios.

"Estou muito emocionada e honrada em receber um exemplar deste livro que mostra a história de luta do povo indígena. Nós somos parte integrante dessa política de fortalecimento do controle social, e eu como representante dos Consisis acredito que, juntos, podemos lutar por uma saúde melhor".

O deputado federal Tarcísio Perondi, que é presidente da Frente Parlamentar da Saúde, parabenizou Danilo Forte pelo trabalho da Funasa pela melhoria da saúde indígena. "Esse encontro é uma homenagem ao Sérgio Arouca, idealizador do SUS. E é em sua lembrança que eu digo que a luta é enorme e que vocês da Funasa nunca deixem de cobrar o apoio necessário à essa luta", disse.

O deputado Colbert Martins completou afirmando que "a Funasa é o órgão que possui capacidade e competência para realizar esse trabalho árduo. E com certeza não faltará apoio financeiro e político para ajudar o trabalho dessa equipe competente".

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Aldo Rebelo, amigo e companheiro de lutas políticas de Danilo há 30 anos, enalteceu os valores humanitários do presidente na defesa da democratização da saúde para índios brasileiros. "Somos gratos pela herança cultural que nossos irmãos indígenas nos deixaram e pudemos acompanhar e vivenciar a luta diária desse povo. Só a Funasa tem experiência e conhecimento de causa para desenvolver essa missão com competência e êxito. Enalteço o trabalho do Danilo à frente da Funasa, onde tem cumprido com excelência a missão de atender às comunidades indígenas", concluiu o deputado.

As lideranças indígenas também destacaram o conteúdo da publicação, que traz os avanços da Fundação Nacional de Saúde em diversas áreas, como as campanhas de vacinação e o reequipamento de suas unidades.

"Esse livro foi um ganho para as nações indígenas, pois mostra o que a Funasa tem feito e nos dá um norte para saber o que devemos fazer para melhorar ainda mais o atendimento na saúde indígena", comentou o vice-presidente do Condisi do Médio Purus, no Amazonas, Erivelto Nascimento, da etnia Apurinã.

Já o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) de Cuiabá, Edmilson Canale, destdacou a importância do livro para as comunidades indígenas, lembrando que a obra é um balanço de tudo que os povos indígenas conquistaram ao lado da Funasa. "As nossas lutas, as nossas dificuldades, as nossas vitórias estão retratadas nesse livro. Mas isso é apenas uma amostra do que ainda precisamos melhorar".
Ao final da cerimônia de lançamento, foram distribuídos livros a todos os presentes. Os interessados podem retirar um exemplar na Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde, na sede da Funasa, em Brasília.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.