VOLTAR

Parecer técnico-científico entregue à CPI da Covid-19 cita estudo feito pela Coiab e Ipam

COIAB: https://coiab.org.br
11 de Out de 2021

Assinado pelo professor Álvaro de Azevedo Gonzaga, documento traz evidências de genocídio praticado pelo governo Bolsonaro contra indígenas na pandemia.

Na última quarta-feira (6), a CPI da Covid recebeu um parecer técnico científico que aponta que omissões do governo federal na proteção de povos indígenas geraram mais mortes pela Covid-19.

O parecer, assinado pelo bacharel em direito e filosofia Álvaro de Azevedo Gonzaga, que tem pós-doutorado em história dos povos indígenas e é professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, é embasado pelo estudo "Não são números, são vidas: A ameaça da covid-19 aos povos indígenas da Amazônia brasileira", realizado em 2020 pela Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).

O documento apresentado a CPI da Covid aponta que a ausência de um plano estratégico no período pandêmico para os povos originários é um genocídio à população indígena. Ele ainda critica a contagem oficial adotada pelo governo federal, que excluiu os indígenas que vivem em zonas urbanas, e cita que as subnotificações são seguramente maiores entre os indígenas.

"Certo é que, com relação ao tratamento dos povos indígenas durante a pandemia da Covid-19, ficou evidente o descaso do governo federal para com a população originária do território brasileiro", destaca Álvaro.

FONTE: https://coiab.org.br/conteudo/parecer-t%C3%A9cnico-cient%C3%ADfico-entr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.