VOLTAR

Parcerias reforçam ações de saúde indígena no Tocantins

Funasa - http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=123
12 de Fev de 2010

A Coordenação Regional da Funasa no Tocantins (Core/TO), por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), tem empenhado todo esforço em buscar cada vez mais a participação dos municípios do Estado nas ações de atenção aos indígenas.

Foi o que aconteceu nos últimos dias 09 (terça) e 10 (quarta), no município de Lagoa da Confusão, onde aconteceu uma reunião com as presenças do coordenador regional, José Inácio da Silva Filho, da chefe do Dsei/TO, Ivaneizília Noleto, do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi/TO) e gestores municipais, onde foram firmados pactuações quanto o apoio à assistência básica nas aldeias indígenas que pertencem a esse município.

Na pactuação o município disponibilizou uma Equipe de Saúde da Família Rural - PSF (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e dentista) para o atendimento básico aos indígenas nas aldeias uma vez por mês, e para atendimento no ambulatório da cidade, dois dias na semana (segunda e terças - feiras) exclusivo para pacientes indígenas no período da tarde. Cerca de 52 famílias de quatro aldeias das etnias Javaé e Krahô kanela serão beneficiadas pela ação.

Para o coordenador regional, parcerias como essa só tem a melhorar cada vez mais a integração da Funasa com a gestão municipal e favorecer uma melhor qualidade de vida às populações indígenas.

Já para o secretário Municipal de Saúde de Lagoa da Confusão (TO), Leôncio Neto Lima, a intenção do município é estender esse tipo de parcerias com outros municípios vizinhos que tenha carência desses profissionais e melhorar a assistência dos indígenas na região.

A ação aconteceu na aldeia Boto Velho, onde residem 31 famílias de indígenas da etnia Javaé, priorizando idosos com atendimento no próprio domicílio, gestantes e crianças. Também foram realizadas ações de Educação em Saúde e de Saúde Bucal com palestra, demonstrações, escovações supervisionadas, distribuição de kits de higiene bucal que completaram a ação.

Segundo a chefe do Dsei/TO, a Coordenação Regional vem articulando com todos os municípios de referências das populações indígenas do Tocantins com intuito de melhorar cada vez mais a assistência aos indígenas, conforme preconiza o Sistema de Saúde Indígena (Sub).

No Tocantins, o Dsei/TO presta assistência de saúde a seis etnias indígenas: Apinajé, Karajá, Krahô, Krahô Kanela, Javaé e Xerente, que soma quase 10 mil indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.