VOLTAR

Parceria vai permitir maior proteção da região do Bananal/Cantão, em Tocantins

AmbienteBrasil - http://noticias.ambientebrasil.com.br
Autor: Danielle Jordan
24 de Ago de 2009

Será assinado nesta segunda-feira, 24, Às 17 horas um acordo de cooperação técnica entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), para proteção compartilhada da região do Bananal/Cantão.

O local inclui o Parque Nacional Araguaia, com mais de 550 mil hectares, o Parque Estadual do Cantão, com pouco mais de 90 mil há, o território Indígena Inãwébohona - com as etnias Karajás e Javaés - e indiretamente a APA - Área de Proteção Ambiental do Bananal/Cantão, com 1.678.000,00ha.

O acordo tem validade de 60 meses e determina as atribuições dos órgãos em relação à fiscalização, estruturação e ações de educação ambiental. Entre as propostas está a criação de projetos para evitar a invasão dos Parques e território indígena por via fluvial.

A pesca predatória e em período de piracema também será combatida.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.