VOLTAR

Parceria da Funai com Sivam instalará torres em Rondônia

Site da Funai
16 de Abr de 2002

A parceria da Funai com o Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) iniciará a instalação de torres na Administração Executiva Regional (AER) da Funai em Cacoal/RO e nas terras Indígenas (T.I.) de Roosevelt e 07 de Setembro. Com a instalação das torres, o órgão indigenista Terá como proteger as terras com uma vigilância eficaz. Na T.I. Roosevelt, de onde a Funai acaba de expulsar mais de três mil garimpeiros, será possível o combate ao garimpo clandestino.
Em Brasília, o administrador da AER de Cacoal, Laerte Mendes Ferraz, explicou que até o final deste mês, os trabalhos devem começar na aldeia Capitão Cardoso, na T.I. Roosevelt, onde habitam os índios Cinta Larga e na T.I. 07 de setembro, habitada pela etnia Suruí. "A torre da AER só será instalada após a mudança para as novas instalações, que já está sendo providenciada", contou Ferraz.
A parceria com o Sivam gerou o programa especial da Funai, o Pró-Índio, implementado pelo presidente, Glenio da Costa Alvarez, desde novembro do ano passado. O Pró-Índio está organizando ações estratégicas para criar um modelo eficiente de gestão da informação e de modernização de setores do órgão indigenista. Além da proteção às terras indígenas e ao patrimônio cultural dos povos, o Pró-Índio permitirá uma interligação entre as unidades administrativas da Funai.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.