VOLTAR

Paraná ganha quatro novos parques

Ambientebrasil
06 de Jun de 2002

O governador Jaime Lerner assinou na quarta-feira (05) decretos que criam quatro parques estaduais e ampliam as áreas de duas unidades de conservação.
(...) Parque Estadual Pico Paraná - Descoberto pelo geólogo Reinhardt Maack e escalado por Alfredo Mysing e Rodolf Stamm em 13 de junho de 1941, o Pico Paraná é a montanha mais alta do Sul do país, com 1.877 metros. Está localizado na Serra Ibitiraquire, que em Tupi-Guarani significa Serra Verde. Com 4,3 mil hectares, o Parque Pico Paraná faz parte do conjunto de montanhas que compõe a Serra do Mar, dividindo o Primeiro Planalto paranaense e a planície costeira. A Serra do Mar foi declarada em 1991 Reserva da Biosfera, pela Unesco.
(...) Parque Estadual Professor José Wachowicz - Com área de 119 hectares, a nova Unidade de Conservação abriga o mais importante remanescente original da Floresta de Araucária da Região Metropolitana de Curitiba. Alguns exemplares de araucária contam com altura superior a 25 metros e diâmetro superior a 40 centímetros. Outra característica que eleva o mérito do parque é sua localização, próxima ao rio Iguaçu, oferecendo assim garantias de conservação a outro importante tipo de vegetação - as várzeas do rio. O nome do parque é uma homenagem ao professor José Wachowicz, que durante toda a sua vida conservou esse núcleo de pinheiros.
(...) Parque Estadual Serra da Baitaca - Da Serra da Baitaca faz parte o morro do Anhangava, considerado o mais importante Campo Escola" do montanhismo paranaense e um dos mais importantes do Brasil. Distante 25 quilômetros de Curitiba, o seu cume está a uma altitude de 1.420 metros. Trata-se da primeira grande elevação da Serra do Mar no lado Oeste. Na área do parque, entre os municípios de Quatro Barras e Piraquara, ficam as nascentes do Rio Iguaçu, que percorre todo o Estado até formar as cataratas. Também ficam naquela área grande parte dos mananciais que abastecem a Região Metropolitana de Curitiba (...)
(...) O Parque Estadual de Campinhos, em Tunas do Paraná, ganhou mais 129 hectares. O parque, que abriga importante complexo de cavernas, passa a ter 337 hectares.
(...) O governo ampliou em mais 681 hectares a área do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, que passa por um minucioso trabalho de revitalização do patrimônio ambiental, geológico e turístico. Vila Velha passa a contar com 3,8 mil hectares. (...)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.