VOLTAR

Pará vai ganhar mais cinco hidrelétricas

Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ
17 de Out de 2001

O Complexo Hidrelétrico Xingu, no sudoeste do Pará, não se restringirá apenas à usina de Belo Monte, cujas obras devem começar no primeiro semestre de 2002. O projeto das Centrais Elétricas do Norte (Eletronorte) prevê construção de outras quatro hidrelétricas que agregarão ao sistema nacional pelo menos mais 25 mil megawatts de energia nos próximos 10 anos.
Bem próximo a Belo Monte será construída a usina de Altamira, com capacidade de 6.588 megavatts; um pouco mais acima Ipixuna (1,9 mil MW), Kakraimoro (1,49 mil MW) e Jarina (620 MW). Até 2010 serão construídas em todo o país 82 usinas hidrelétricas, com capacidade para gerar 36.557 MW. Para o aproveitamento do potencial hidrelétrico do Araguaia-Tocantins, foram aprovados 21 projetos, que vão gerar 21,1 gigawatts.
A primeira etapa de Belo Monte equivale a oito usinas nucleares de Angra II, no Rio de Janeiro. O Pará detém um potencial de 61 mil MW, o equivalente a 23,5% das necessidades nacionais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.