VOLTAR

Para TCU, Três Irmãos deveria ter sido licitada com eclusas

OESP, Economia, p. B6
02 de Abr de 2014

Para TCU, Três Irmãos deveria ter sido licitada com eclusas
Tribunal suspendeu contrato de concessão da usina, enquanto discute pendência entre São Paulo e o governo federal

Lu Aiko Otta, da Agência Estado

BRASÍLIA - Do ponto de vista técnico, é praticamente obrigatório que a usina hidrelétrica de Três Irmãos seja licitada junto com as eclusas e o canal Pereira Barreto, disse ao Estado o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge.
"A separação não é a solução mais lógica, nem a mais barata", afirmou. "Ela pode gerar conflitos quanto ao uso da água."
O ministro concedeu, na sexta-feira passada, liminar suspendendo a assinatura do contrato de concessão da usina hidrelétrica, que havia sido leiloada naquele dia. O ministro atendeu a pedidos do governo de São Paulo, segundo os quais a licitação apenas da usina, como fez o governo federal, traria riscos à navegação na Hidrovia Tietê-Paraná.
Hoje, as Centrais Elétricas de São Paulo (Cesp) operam a hidrelétrica, as eclusas e o canal. O contrato de concessão venceu, e o governo federal leiloou apenas a parte de geração de energia, deixando as estruturas de navegação num limbo. Essa separação detonou um jogo de empurra entre a União e São Paulo.
"Os governos federal e estadual vão ter de chegar a um acordo", disse Jorge. "E há agora um agente novo, que é esse consórcio entre Furnas e um fundo privado, que está com a assinatura do contrato sub judice e terá interesse em resolver a questão o quanto antes."
A disposição do governo federal em buscar uma solução, porém, parece próxima de zero. No próprio texto da liminar, Jorge informa que os ministérios de Minas e Energia e Transportes alegaram que a hidrovia é estadual. Há, porém, "manifestações contraditórias" de órgãos federais sobre o caso, segundo notou. A Marinha, por exemplo, se mostrou preocupada com a operação e manutenção das eclusas.
"Mas isso é como o amor", comparou o ministro do TCU. "Às vezes o sujeito leva 25 anos sem achar uma namorada, mas depois se apaixona em um minuto."
O ministro deu, na sexta-feira passada, um prazo de 15 dias para todos os órgãos interessados no caso se manifestarem. Os posicionamentos serão analisados pela área técnica. A ideia é ganhar tempo até que seja negociada uma solução.
No limite, informou o ministro, o TCU vai arbitrar o que acontecerá com as eclusas e o canal. Se, por exemplo, ele terá de ser incorporado à concessão de Três Irmãos ou se terá de ser objeto de outra licitação, para ser escolhido um operador. Jorge, porém, não quis adiantar qual seria a linha. "Eu posso propor uma solução e levar ao plenário", explicou.
José Jorge informou que sua análise não se estenderá à composição do Fundo Constantinopla, que é sócia majoritária do consórcio que arrematou a usina. "Não vou entrar nisso", afirmou.
O Estado revelou na última segunda-feira que quatro das cinco empresas componentes do fundo têm o mesmo endereço e são controladas pelo mesmo grupo de sócios. Um deles é Pedro Paulo Leoni Ramos, que foi secretário de Assuntos Estratégicos no governo de Fernando Collor de Mello (1990-1992) e foi acusado de comandar um esquema de pagamento de propinas na Petrobrás e nos fundos de pensão de empresas estatais federais.

OESP, 02/04/2014, Economia, p. B6

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,tres-irmaos-tem-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.