VOLTAR

Pará sedia Seminário do Extrativismo Costeiro

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: ICMBio
12 de Nov de 2018

Pará sedia Seminário do Extrativismo Costeiro
12 de Novembro de 2018, 13h54

Além de promover o debate sobre a produção sustentável nas unidades de conservação de uso sustentável, o Seminário oportunizará a construção de propostas coletivas que atendam às necessidades dos extrativistas costeiros e marinhos.

Nesta terça-feira (13), inicia o I Seminário Nacional do Extrativismo Costeiro e Marinho no Centro Social Sagrada Família em Belém, Pará. O encontro tem como objetivo principal debater a importância de desenvolver, articular e implementar estratégias de reconhecimento e garantia dos territórios extrativistas tradicionais costeiros e marinhos nas dimensões sociocultural, ambiental e econômica.

Pretende-se também avaliar e propor estratégias de fortalecimento das comunidades tradicionais extrativistas costeiras e marinhas, considerando os impactos das mudanças climáticas, os serviços ambientais prestados, a gestão compartilhada, a implantação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o Pesca Vital e as Diretrizes da Pesca de Pequena Escala da FAO.

Além de promover o debate sobre a produção sustentável nas unidades de conservação de uso sustentável, o Seminário oportunizará a construção de propostas coletivas que atendam às necessidades dos extrativistas costeiros e marinhos, representados pela CONFREM Brasil. Na ocasião também serão comemorados os 21 anos de criação da primeira unidade de conservação dos ecossistemas costeiro e marinho - a Resex Pirajubaé no estado de Santa Catarina.

O evento contará com a presença de representantes de 19 reservas extrativistas, de 7 Áreas de Proteção Ambiental e de territórios de povos e comunidades tradicionais costeiras e marinhas de 17 estados brasileiros.

Também participarão do evento representantes da pesca artesanal do México, Colômbia, Chile, Panamá, Guatemala, Equador e Honduras - além de várias instituições parceiras que atuam nos territórios dos povos costeiro e marinho, instituições acadêmicas e Governo Federal e Estadual.

O Seminário é realizado pela CONFREM BRASIL (Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos), com apoio do Projeto TerraMar, Projeto GEF-MAR, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Meio Ambiente, Rare Brasil.

Serviço

I SEMINÁRIO NACIONAL DO EXTRATIVISMO COSTEIRO E MARINHO

Data: 13 a 16 de novembro de 2018

Horário: De 9h às 18h

Local: Centro Social Sagrada Família - Belém/PA

Endereço: BR-316 Águas Lindas, Ananindeua/PA

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10063-para-se…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.