VOLTAR

Para procuradores, Dodge vai ampliar foco nos direitos humanos

G1 g1.globo.com
Autor: Matheus Leitão
24 de Ago de 2017

Um dos focos mais importantes da gestão Raquel Dodge à frente do Ministério Público Federal estará relacionado aos direitos humanos, como a atuação do órgão no combate ao trabalho escravo, no direito dos povos indígenas e populações tradicionais, como quilombolas e ribeirinhas.

Segundo um integrante da equipe, a sinalização foi dada com a nomeação do atual coordenador da 6ª Câmara de Coordenação de Revisão, Luciano Mariz Maia, para o cargo de vice procurador-geral da República, o segundo mais importante na hierarquia do MPF.

Dodge divulgou os principais nomes de sua equipe nesta semana.

A 6ª Câmara é justamente a que trata das população indígenas e comunidades tradicionais. Luciano Mariz Maia coordena, desse posto avançado, as atividades da matéria no MPF em todo Brasil.

"Se tem uma questão indígena no Pará, por exemplo, ele ajuda a coordenador o trabalho nacional para evitar casos semelhantes", diz outro integrante do MPF.

A própria Raquel Dodge é considerada internamente engajada ao tema dos direitos humanos. Ela coordenou, por exemplo, um trabalho na Procuradoria Geral da República em 2012 contra a escravidão contemporânea no Brasil.

"Tudo isso não quer dizer que haverá o esquecimento da Lava Jato, pois ela já nomeou investigadores que atuaram no mensalão e com experiência na área criminal, como Raquel Branquinho, Alexandre Espinosa e José Alfredo de Paula Silva", completa.

Outras prioridades da nova gestão deverão ser, segundo investigadores, a área ambiental e a possível retomada de ações relacionados a crimes cometidos durante a ditadura militar.

http://g1.globo.com/politica/blog/matheus-leitao/post/dodge-ampliara-fo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.