VOLTAR

Pará lança a terceira edição dos Jogos Indígenas

Funai-Brasília-DF
26 de Mai de 2006

A secretaria Executiva de Esporte do Pará lançou na última quinta-feira (25/05), em Belém, a terceira edição dos Jogos Tradicionais Indígenas do Estado. Esse ano o evento acontece de 18 a 23 de agosto em Conceição do Araguaia, região sul do Pará.

Devem participar cerca de 600 indígenas de 13 etnias do estado, além de três etnias do Amazonas, Tocantins e Mato Grosso do Sul. Para essa edição, o governo estadual deverá investir um montante de R$ 1 milhão de reais em infraestrutura e deslocamento dos participantes. Uma das novidades é a presença dos Matis, do Amazonas, conhecidos pelas habilidades no uso da zarabatana, e dos Xerente, do Tocantins, experientes na corrida de tora em dupla.

"Nossa idéia é sempre expandir os conhecimentos entre as etnias e aumentar assim o intercâmbio cultural", afirma o articulador cultural do Comitê Intertribal, responsável pela organização do evento, Carlos Terena.

Durante o lançamento, os índios prepararam um texto de homenagem ao conselheiro do Comitê Intertribal e dos Jogos dos Povos Indígenas, Paulo Miriacuréu Bororo, morto na última terça-feira. "Paulo Miriacuréu representa, para todos nós, um exemplo de coragem, de espírito de luta que todos os jovens devem seguir", afirma o documento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.