VOLTAR

Para 98%, desmatamento é problema grave

O Globo, Ciência e Vida, p. 35
23 de Mai de 2006

Para 98%, desmatamento é problema grave

Evandro Éboli

Uma pesquisa sobre a relação do brasileiro com o meio ambiente traz uma boa notícia: cresceu consideravelmente a consciência ambiental no país. Grande parte da população, 76%, considera a destruição das florestas "muito grave". Somado ao percentual dos que consideram a situação "grave", o número sobe para 98%.
Mas a pesquisa tem também uma má notícia: a biodiversidade não aparece como um dos principais problemas do país. Os dados foram revelados ontem pelo Ministério do Meio Ambiente, em pesquisa feita em parceria com Instituto de Estudos Religiosos (Iser), a ONG WWF e realizada pelo Vox Populi, que ouviu 2.200 pessoas.
A pesquisa revelou que "meio ambiente" ainda é uma expressão pouco utilizada pelos entrevistados quando se referem espontaneamente aos principais problemas do país. Aparece nessa lista apenas em 12o. lugar, atrás de desemprego, violência, saúde, políticos e educação, entre outros. Quando a resposta é estimulada, a situação pouco se altera. Meio ambiente aparece em 10o. lugar entre 12 opções de problemas do país.
Caiu número dos que não detectam problemas
No entanto, quando perguntado qual o principal problema de seu bairro, o entrevistado lista, entre os dez primeiros, quatro questões ambientais: falta de esgoto e saneamento, falta de coleta de lixo e limpeza de ruas, falta de água e enchentes e ruas alagadas.
A pesquisa revela ainda que diminuiu o número de pessoas que afirmam não existir problema ambiental no bairro ou no país de 47% em 2001 para 14% em 2006. E aumentou significativamente o número dos que identificam os danos ambientais. O crescimento ocorreu em todas as regiões do país. Para o ministério, esses dados apontam que a consciência sobre o problema do meio ambiente aumentou.
- É um dado muito positivo o fato de ter aumentado significativamente a conscientização dos brasileiros em relação ao meio ambiente e sua proteção, e isso faz a diferença, até porque esse crescimento é muito significativo de 2002 para cá - afirmou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Para o WWF-Brasil, esta pesquisa, que é realizada desde 1992, revelou um aumento considerável no nível de informação do brasileiro sobre o tema.
- Os novos resultados mostram um aumento gradativo da conscientização - disse a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú.

O Globo, 23/05/2006, Ciência e Vida, p. 35

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.