VOLTAR

Pandemia evidencia a vulnerabilidade social de comunidades isoladas da Amazônia

Sitawi - https://www.sitawi.net/noticias
26 de jan de 2021

26 de janeiro de 21
Por Maria Eduarda Sant'Anna

Tags: Finanças Sociais, Fundos Filantrópicos, União Amazônia Viva

De acordo com a pesquisa técnica realizada pelo Movimento União Amazônia Viva, a Amazônia possui diversas comunidades vulneráveis aos impactos da pandemia, com taxas de incidência de casos e mortalidade que alcançam até o dobro da média nacional. Entre os povos indígenas e as comunidades tradicionais, a pandemia intensifica a vulnerabilidade social e dificulta o acesso às ações de saúde. De acordo com dados divulgados no boletim da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, o número de casos de COVID entre os povos indígenas aumentou em 10% durante a segunda onda da doença, causando sobrecarga no sistema de saúde da região.

O Fundo Filantrópico União Amazônia Viva atua nessas comunidades vulneráveis, priorizando os locais mais urgentes e auxiliando as regiões mais afetadas através de ações de saúde e segurança alimentar. Esse apoio é realizado por meio da parceria com outras organizações experientes na atuação na Amazônia e que são reconhecidas pelos povos indígenas como: a Associação Expedicionários da Saúde, o Projeto Saúde e Alegria, a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro e o Instituto Socioambiental.

A iniciativa já arrecadou mais de R$5 milhões para o combate a COVID-19 e chegou em 10 territórios indígenas do Brasil, priorizando as áreas de atuação através de critérios técnicos e científicos, relacionados à estrutura e evolução da pandemia. Após a pesquisa realizada pelo movimento, foi possível identificar também a prioridade neste primeiro semestre de 2021, que será o apoio humanitário às regiões do Alto Rio Negro (classificado como o mais vulnerável do país), Vale do Javari, Yanomami, Raposa Serra do Sol e Tapajós.

Com gestão financeira da SITAWI, o Movimento União Amazônia Viva recebe e aplica os recursos obtidos através de doadores nacionais e internacionais, com total transparência e visibilidade sobre sua utilização. Todas as ações executadas pela iniciativa asseguram a prestação de contas e a apresentação dos resultados finais.

Para mais informações, acesse o site do movimento.

https://www.sitawi.net/noticias/pandemia-evidencia-a-vulnerabilidade-so…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.