VOLTAR

PAN Corais é tema de encontro regional em Natal

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: ICMBio
04 de Jul de 2018

PAN Corais é tema de encontro regional em Natal
04 de Julho de 2018, 16h08

O objetivo é promover a interação e o fortalecimento de redes locais e agregar novos colaboradores para a execução do Plano em nível regional.

Entre os dias 18 e 20 de junho foi realizado o I Encontro Regional do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais), na cidade de Natal, RN. Este primeiro evento marca uma série de quatro encontros regionais promovidos em parceria pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul), do ICMBio, e o Instituto Coral Vivo - Museu Nacional do Rio de Janeiro (coordenação geral e executiva do PAN Corais). Os encontros regionais têm como objetivo identificar atores sociais que trabalham em prol da conservação dos ambientes coralíneos, promovendo a interação e o fortalecimento de redes locais e agregando novos colaboradores para a execução do Plano em nível regional. Visam, também, caracterizar o andamento de ações do PAN Corais.

A realização do I Encontro em Natal contou com a participação da Coordenação de Identificação e Planejamento de Ações para Conservação (Copan), com o patrocínio da Petrobras, através do Instituto Coral Vivo, e com a organização e o apoio do Projeto Golfinho Rotador, que proporcionou um evento ímpar em termos de organização, com um cuidado especial na redução do consumo de papel e plástico. Durante os três dias do evento, estiveram presentes representantes do ICMBio, gestores de Unidades de Conservação, pesquisadores, professores e alunos universitários, secretarias ambientais municipais e estaduais, organizações não governamentais, representantes da Petrobras e lideranças comunitárias representantes da pesca e de unidades de conservação. Neste Encontro, foram convidados participantes do norte e nordeste do Brasil, de acordo com a abrangência das áreas foco de 1 a 6 do PAN Corais. Compareceram representantes dos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

O formato do I Encontro proporcionou a apresentação de diversas ações e projetos desenvolvidos pelos atores e instituições dentro das áreas citadas. Os temas variaram entre pesquisa e conservação, monitoramento, gestão e ordenamento pesqueiro, educação e gestão ambiental, comunicação, turismo, empoderamento comunitário, políticas públicas e unidades de conservação. Ao total foram apresentadas 23 palestras e realizada uma síntese e atividade final com o objetivo de identificar as potencialidades e sinergias entre as ações do Encontro com os objetivos e as ações do PAN Corais, além de uma avaliação sobre o evento. A equipe do Cepsul irá sistematizar as informações colhidas na atividade realizada e compilar os resultados relativos ao andamento das ações para a próxima Monitoria do PAN Corais e ainda elaborar uma devolutiva aos participantes do I Encontro.

Entre os pontos fortes destacados pelos participantes, o encontro proporcionou a "socialização de projetos realizados ou em andamento para fortalecer uma rede", assim como a "valorização de diferentes projetos no nordeste" e "novos parceiros para a implementação do PAN"; também demonstrou a "variedade de temáticas que envolvem os ambientes recifais e os seus estudos permitindo uma complementariedade ou comunicação entre os projetos e pesquisadores", gerando um espaço acolhedor para a troca de saberes com engajamento e respeito de todos.

Encontros regionais
A coordenadora geral do PAN Corais e do Cepsul, Roberta Aguiar dos Santos, considera os encontros regionais como "um marco de inovação e aprimoramento na avaliação do andamento das ações definidas para o PAN Corais. Além disso, proporcionarão a identificação de ações transversais, que ainda não se encontram especificamente descritas neste PAN, mas que possam ser integradas, contribuindo com o alcance dos objetivos estabelecidos. Isto não só fortalecerá a execução das ações de conservação dos ambientes coralíneos, mas também ampliará a rede de parceiros em cada região".

Para o coordenador executivo do Plano, Clovis Castro, "os encontros regionais reconhecem a enorme dimensão territorial dos ambientes coralíneos brasileiros. Representam uma oportunidade para observar casos de cada região e diferentes visões sobre conservação e uso sustentável dos recursos vivos destes ambientes. Sendo o PAN Corais um pacto social, permitem trocas de experiências e o contato pessoal, algumas vezes pela primeira vez, entre profissionais com conhecimentos complementares, como gestores, pescadores, pesquisadores etc. O Encontro realizado em Natal trouxe diversas novas iniciativas em andamento no Nordeste brasileiro e, certamente, irá beneficiar o aperfeiçoamento do Plano.

Para Anna Carolina Lins, da COPAN, o encontro de Natal "nos permitiu conhecer projetos, instituições e pessoas que desenvolvem trabalhos locais diversificados e importantíssimos para a conservação dos ambientes coralíneos, ao mesmo tempo em que essas pessoas passaram a conhecer melhor o PAN Corais. Acredito que essa rica troca de experiências será essencial não só para a ampliação e o fortalecimento da rede de parceiros do PAN, mas principalmente para integrar os esforços de conservação desses ambientes.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9757-pan-cora…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.