VOLTAR

Palmeira protesta contra demarcação de terras indígenas

Tribuna LIvre - http://www.tribunalivreaovivo.com.br
21 de Ago de 2013

O aniversário da emancipação política de Palmeira dos Índios foi marcado por protestos. Pela manhã, donos de propriedades rurais fizeram uma manifestação contra o processo de demarcação de terras indígenas e à tarde, durante o desfile cívico, servidores da Educação e da Saúde em greve fizeram um "enterro simbólico da democracia", em protesto contra a falta de um canal de diálogo com a prefeitura para negociação salarial.

O protesto realizado pela manhã, organizado pelo movimento "Palmeira de Todos", formado por membros de 15 entidades de classe e religiosas, contou com a presença do deputado federal Renan Calheiros Filho (PMDB), do deputado estadual Edval Gaia (PSDB), além de outras lideranças políticas da região. O prefeito James Ribeiro (PSDB) também esteve presente para apoiar a manifestação, que tem como objetivo solicitar ao governo federal que o processo de demarcação das terras indígenas seja revisto e modificado.

Conforme um dos organizadores do movimento, o proprietário de terras e empresário Ivson Machado de Arruda, caso a devolução de quase sete mil hectares de terra para os indígenas seja concretizada, a economia de Palmeira dos Índios vai afundar. "Se isso realmente acontecer, o futuro da nossa cidade será tenebroso porque são os pequenos produtores que movimentam a economia de Palmeira. Sem eles, o comércio vai quebrar e nenhuma empresa irá querer ficar na cidade", afirmou, explicando que, na área demarcada, atualmente vivem 450 famílias de agricultores.

http://www.tribunalivreaovivo.com.br/2013-08-21/palmeira-protesta-contr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.