VOLTAR

Palestra aborda práticas de inclusão de índios surdos na educação, no AM

G1 https://g1.globo.com
14 de Abr de 2019

A palestra "As práticas na inclusão de índios surdos nas escolas Indígenas: contexto educacional e sociolinguístico", busca promover a inclusão de alunos de escolas indígenas à Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Apoio às Pessoas com Surdez (CAS). As inscrições para o evento, que acontece na quarta-feira (17), estão disponíveis.

A palestra ocorrerá no auditório do CAS, na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, localizada na avenida Umberto Calderaro Filho, no 903-B, bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul da capital.

Voltado ao público surdo e aos interessados na temática, o evento ocorrerá às 18h. Serão disponibilizadas 40 vagas no total, sendo 20 para pessoas surdas e 20 para ouvintes.

De acordo com a coordenadora do CAS, Professora Especialista e Intérprete de Libras, Raiana Nascimento, a iniciativa surgiu para desmistificar a ideia de que a língua de sinais é universal e promover a inclusão do público indígena.

"As pessoas, muitas vezes, acham que a língua de sinais é universal, mas ela sofre variações conforme o país, por exemplo. No caso do Brasil, os indígenas surdos contam com uma língua específica, e a inclusão desse público passa por compreender e compartilhar esse conhecimento", apontou.

Raiana aponta que, a partir dessa necessidade, a equipe do CAS buscou o trabalho desenvolvido por Érich Teles, professor-intérprete de libras que atua nessa área. Teles já apresentou pesquisas representando o Amazonas ao nível latino-americano.

Durante a palestra ele deve abordar a realidade distinta vivida pelos indígenas surdos nas aldeias com tradições próprias, como das etnias Urugu Capó e Saterê-Mawé, que habitam no município de Parintins, bem como a realidade vivenciada pelos surdos residentes em áreas urbanas.

A palestra também será alusiva às comemorações do Dia do Índio (19 de abril) e Dia de Libras (24 de abril) e será voltada a pessoas ouvintes, alunos do curso de libras, professores e pessoas surdas.

Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até esta sexta-feira (12) pelo email cas@seduc.net , onde deve constar o nome completo, RG, CPF, endereço completo e identificar se o participante é surdo ou ouvinte, além de identificar no assunto "INSCRIÇÃO PALESTRA 17/04".

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2019/04/14/palestra-aborda-pra…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.