VOLTAR

Pais tera o primeiro simulador solar

OESP, Vida, p.A21
05 de Nov de 2004

País inaugura 1.o simulador solar
Aparelho instalado na PUC de Minas imita a radiação do Sol para estudos
Eduardo Kattah
O Grupo de Estudos em Energia (Green) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) tornou-se ontem o primeiro laboratório da América Latina e o sexto do mundo a possuir um simulador solar, equipamento de ponta, utilizado para o desenvolvimento de tecnologias alternativas de energia.
De acordo com o professor Lauro de Vilhena Brandão Machado, um dos coordenadores do Green, além de incrementar a pesquisa acadêmica, expandindo o conhecimento científico, o simulador permitirá ao laboratório realizar testes em coletores solares de residências e prédios, com mais eficácia e sem depender das condições climáticas.
O Green desenvolve técnicas para gerar energia solar desde 1998 e, segundo Machado, é o único laboratório com autorização do Instituto Nacional de Meteorologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para aferir os aparelhos comercializados no País.
"O espectro é o mais próximo do sol que existe no mundo", disse o coordenador. Composto por oito lâmpadas especiais, que totalizam uma potência de 40 mil watts, o equipamento será instalado em um galpão construído exclusivamente para recebê-lo. Machado explica que o conjunto consegue gerar "um sol de meio-dia", ou uma radiação de mil watts por metro quadrado. O equipamento possui ainda um "céu artificial" que reduz a temperatura nas proximidades do coletor solar. A intenção é garantir que os resultados dos ensaios sejam similares aos obtidos em condições reais de insolação.
Desenvolvido na Alemanha, o simulador custou US$ 456 mil e foi financiado pela Eletrobrás, que firmou um convênio com a universidade. Técnicos alemães estão em Belo Horizonte para a instalação do simulador, o que deverá durar cerca de 10 dias. A inauguração do equipamento está marcada para o dia 17 do próximo mês.

OESP, 05/11/2004, p. A21

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.