VOLTAR

Paim enaltece criação de comissão para o índio

Agência Senado-Brasília-DF
19 de Abr de 2006

O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou o transcurso do Dia do Índio, comemorado nesta quarta-feira (19), lembrando que, nesta terça-feira (18), na sessão noturna do Congresso, foi aprovado requerimento para a criação de uma comissão temporária das duas Casas voltada para a discussão de ações na área de saúde, educação e demarcação de terras para os indígenas.

Ao enaltecer a conquista para as nações indígenas brasileiras, Paim ressaltou a participação do presidente Renan Calheiros no esforço para criação da comissão e salientou a importância do futuro colegiado para a cidadania e inclusão do índio no cenário político, econômico e social do país.

Na presidência da sessão, o senador Efraim Moraes (PFL-PB) informou que já foram expedidos ofícios aos líderes dos partidos na Câmara e no Senado solicitando que indiquem os integrantes da comissão.

Paulo Paim também destacou a aprovação de requerimento para a inclusão do nome do índio Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria. Ele recordou a luta pelas terras que Sepé travou há mais de dois séculos e meio contra portugueses e espanhóis nas missões da fronteira do Rio Grande do Sul e seu posterior assassinato, que resultou ainda na morte dos mais 1,5 mil índios que comandava. A luta, porém, resultou na consolidação do território brasileiro, concluiu o senador

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.