VOLTAR

Pacote para comunidade indígena

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
Autor: Shirleide Vasconcelos
22 de Mai de 2009

Uma opção para o turismo em Roraima é conhecer a cultura dos índios wapixana da comunidade Taba Lascada e as belezas naturais da região localizada próximo do Cantá. O pacote inclui duas diárias em hotel de Boa Vista, traslado do hotel até a comunidade e o retorno para a capital, condutor local, café regional, almoço e jantar típico.
Os valores do pacote são a partir de R$ 345 por pessoa, conforme o tamanho do grupo.

Segundo o dono da agência que viagem que promove este passeio, Magno Souza, o pacote turístico permite que as pessoas passem até quatro noites na região indígena, convivendo com os wapixana e conhecendo mais sobre suas tradições, danças, pesca, comidas bebidas.

Ressalta que na comunidade Taba Lascada os indígenas mantém sua língua materna e tradições, que são passadas de pai para filho. Simples, os wapixana vivem, segundo os registros históricos, há pelo menos três séculos na região da Serra da Lua e a comunidade Taba Lascada está instalada no mesmo local desde o início do século passado.

As famílias mais antigas do local são compostas por mulheres macuxi casadas com homens wapixana, vindos principalmente da própria região da Serra da Lua.

A viagem de Boa Vista para a Comunidade Taba Lascada dura aproximadamente 1h50. A saída é às 6h30 da capital e logo que chegar no destino, os turistas tomam café da manhã típico e recebem explicação sobre cada alimento.

Logo após, eles são levados a conhecer as casas antigas e as novas da comunidade, o artesanato e as plantas medicinais.

No passeio os turistas também provam das bebidas características da cultura indígena, como o caxiri e o aluá. Os interessados em conhecer a comunidade por meio de pacote turístico podem telefonar para 3624- 9611.

Confira o roteiro:
1o dia
06h30 - Saída do hotel para a Comunidade - 1h50 de viagem.
08h - Café da manhã típico da comunidade. (explicação sobre os alimentos)
- Conhecendo a comunidade: Casas novas e casas antigas, ver a manufatura do artesanato, conhecer o uso das ervas medicinais.
Almoço : Peixe ou caça. (explicação sobre os alimentos)
Tarde: Danças e costumes indígenas - apresentação de dança, degustação de bebidas em grupo (caxiri, aluá, mocororó e outras), Pajelança. (uso do cachimbo, pinturas tribais).
Jantar: Peixe ou caça. (explicação sobre os alimentos).
Noite: Integração com o grupo e troca de presentes.

2o dia
Manhã: Café da manhã típico da comunidade. (explicação sobre os alimentos), conhecendo a natureza: trilha na floresta. (observação de fauna e flora).
Almoço: Peixe ou caça. (explicação sobre os alimentos).
Tarde: Jogos indígenas - apresentação de jogos com participação do visitante. (luta guerreira, corrida com tora, corrida de saco e outros).
Jantar: Peixe ou caça. (explicação sobre os alimentos).
Noite: Contos e lendas indígenas. (contados pelos anciãos na língua materna com tradutor), relatos históricos sobre o surgimento das etnias Wapixana e Macuxi, lendas e contos indígenas.
3o dia
Manhã: Café da manhã típico da comunidade. (explicação sobre os alimentos), pesca indígena, conhecendo e aprendendo a utilizar o equipamento de pesca, utilizando o equipamento e pescando com os indígenas.
Almoço: Peixe ou caça. (explicação sobre os alimentos).
Tarde: caça indígena - conhecendo e aprendendo a utilizar o equipamento de caça, utilizando o equipamento e caçando com os indígenas.
Jantar: Peixe ou caça. (explicação sobre os alimentos)
Noite: Livre para integração com os indígenas.

4o dia
Manhã: café da manhã típico da comunidade. (explicação sobre os alimentos), apresentação de dança (despedida), exposição de artesanato (cestos, arco e flecha, zarabatana, colares e vestimentas).
Almoço: Peixe ou caça. (explicação sobre os alimentos)
Tarde: Retorno a Boa Vista.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.