VOLTAR

A outra nódoa

O Globo, Panorama Político, p. 2
Autor: CRUVINEL, Tereza
19 de Abr de 2005

A outra nódoa

Tendo pedido perdão ao povo africano pela diáspora e pela escravidão, o presidente Lula recebe hoje 30 caciques indígenas e assina ato de demarcação de outras sete áreas, depois de ter homologado a da reserva Raposa Serra do Sol. Se a hora é de expiação histórica, caberia outro pedido de perdão pelo genocídio iniciado pelos portugueses e continuado pelos brasileiros.
Tanto quanto para os africanos, a palavra que cabe é mesmo genocídio. Visitando o que foi um campo de concentração nazista, em 2000, falando dos cerca de seis milhões de judeus assassinados, o cacique Nilton Pataxó afirmou que eles, índios, também tiveram quase o mesmo número de perdas, mas num processo lento, silencioso e contínuo, que perdura até hoje. Houve quem achasse demagógico o gesto de Lula no Senegal. Lembrar os crimes da humanidade pode não resolver nada, mas é isso que faz da História "um profeta com olhos voltados para o passado" (Eduardo Galeano).
Hoje se avalia que quando Cabral aportou na Bahia aqui viviam, incluindo a região do Prata, cerca de cinco milhões de índios. Em um século caíram à metade, vítimas das doenças e das carabinas dos brancos, da captura para a escravidão e da guerra de extermínio das Bandeiras no desbravamento do interior. A Igreja condenaria a escravidão de indígenas, mas ao catequizá-los também fortalecia o eurocentrismo, crença de que os outros povos, pretos ou vermelhos, eram seres inferiores.
Os índios brasileiros hoje não passam de 350 mil. Já foram menos, andaram se multiplicando mas estão sendo novamente mortos, não apenas por garimpeiros e grileiros. As doenças e até a subnutrição atacam as aldeias. Das mais de mil tribos, sobraram 215. Segundo a Funai, 190 mil índios vivem fora de reservas. Em Manaus, são mais de dez mil. Em Brasília, a dez quilômetros do Palácio do Planalto, oito famílias vivem numa área invadida e agora devem ser desalojadas. Uma das reivindicações que farão hoje a Lula é a de que a Funai volte a gerir a política de saúde das aldeias. A partir de 1998 a tarefa foi transferida à Funasa, que por sua vez terceirizou parte do serviço a ONGs. Passaram a faltar vacinas e remédios. É uma vergonha para o Brasil que o Peru, país muito mais pobre, tenha preservado muito mais de sua população indígena, de suas terras, cultura e produção.
A chaga da escravidão negra hoje é um espinho no coração mais esclarecido da Europa, que financia muitos estudos e ações voltados para a diáspora africana. Já os índios brasileiros, apesar de tantas ONGs, vêm perdendo as vozes que no século passado fizeram com que entrassem na agenda do Estado. O marechal Rondon criou a Funai e Darcy Ribeiro nos mostrou a nós mesmos como etnocidas. Os indigenistas românticos, como os irmãos Villas Bôas, também entraram em extinção.Lula e Celso Amorim recebem hoje os chanceleres do continente para acertarem a cúpula de agosto. Mais um passo para a criação da Comunidade Sul-Americana de Nações.

O Globo, 19/04/2005, Panorama Político, p. 2

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.