VOLTAR

Outra etnia indígena ocupa terra em protesto contra obras no São Francisco

Radiobrás
Autor: Sabrina Craide
11 de Jul de 2007

Brasília - Um grupo de índios da etnia Tumbalalá ocupou ontem (10) uma área no município de Curaçá (BA), próxima ao local onde está prevista a construção de duas barragens da obra de transposição do rio São Francisco, segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi). O grupo protesta contra o projeto do governo e quer a conclusão dos estudos de identificação de suas terras.

De acordo com o Cimi, estes índios, que vivem na margem esquerda do São Francisco, na Bahia, lutam há cerca de 11 anos pela demarcação das terras. "Os Tumbalalá já foram fortemente atingidos por barragens anteriores. A mudança no sistema de enchentes do rio fez com que tivessem que modificar toda a sua prática de agricultura", afirma a entidade, em nota.

Esta é a segunda ocupação feita este mês por indígenas contra a transposição do São Francisco. Na semana passada, os Truká, que participam do protesto realizado em Cabrobó (PE), retomaram outra área na região, reivindicando demarcação de território e paralisação das obras.

Na última segunda-feira, Pernambuco, Ceará e Paraíba instalaram comitês estaduais em favor do projeto. No Rio Grande do Norte, o mesmo está previsto para a próxima semana. A ação faz parte da articulação dos governos dos quatro estados para divulgar informações sobre o significado do projeto para o Nordeste. Para o dia 22 de agosto, está marcada uma mobilização em Brasília, com caravanas dos quatro estados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.