VOLTAR

OTCA debate Amazônia no cenário internacional

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br
Autor: Eliene Monteiro
24 de Nov de 2011

Como a Amazônia é vista no cenário internacional? Esta é uma das principais pautas de discussão do segundo dia do Seminário Desafios e oportunidades da Cooperação Amazônica. O encontro acontece no Tropical Hotel, zona Oeste de Manaus, nesta quinta-feira (24). O evento conta com debates entre representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Fórum Brasileiro de Ongs, embaixadores, e ainda da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

No evento, a senadora apresentou os principais objetivos da Conferência Rio+20 e os desafios e oportunidades da integração amazônica. Segundo Grazziotin, o pagamento por serviços ambientais contribui para o desenvolvimento sustentável. "Essa remuneração não é para deixar a Floresta intacta. Mas é para promover e investir em Ciência e Tecnologia", disse.

O seminário promove discussões sobre medidas para o desenvolvimento sustentável da região e cooperação amazônica com outros países da Amazônia Continental. Ações ligadas à preservação, valor estratégico, modelos econômicos sustentáveis e participação da sociedade da Amazônia, norteam a série de debates que acontecem até está quinta-feira. Representantes de países da Amazônia Internacional também discutiram ações da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), na 11ª edição da reunião, durante o evento.

Assinado pela primeira vez em 3 de julho de 1978, o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) surgiu com o compromisso comum com a preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais da Amazônia. Em 1995, as oito nações decidiram criar a Organização OTCA para fortalecer e implementar os objetivos do Tratado. A emenda ao TCA foi aprovada três anos depois e a Secretaria Permanente se estabeleceu em Brasília em dezembro de 2002.

http://www.portalamazonia.com.br/editoria/atualidades/oportunidades-da-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.