VOLTAR

Os Kaxarari protestam contra descaso na atenção à saúde indígena em Rondônia

Cimi - http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=3758&eid=355
Autor: Antonio Puruborá e CIMI-RO (a pedido do cacique José Cesar Kaxarari, da aldeia Pedreira)
30 de Mar de 2009

O povo Kaxarari, que vive na terra indígena Kaxarari, em Rondônia, próximo do limite com o Acre, protesta contra o descaso na assistência à saúde do povo. O protesto iniciou no dia 28 de março, durante a visita da equipe multidisciplinar de saúde indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) à área.

Os indígenas se manifestam contra a situação de isolamento e abandono em que se encontra o povo em relação à assistência à saúde. Faltam consultas, remédios, meios de comunicação (sistema de radiofonia), transporte, técnicos bem formados, entre outras necessidades.

Segundo os indígenas, a Funasa, por omissão, pratica violência contra os povos indígenas, pois, por exemplo, os pacientes com consultas marcadas na cidade, precisam pagar seu deslocamento e quando chegam na Casa de Assistência à Saúde Indígena (Casai), a equipe de atendimento está, geralmente, desarticulada em relação à consulta médica agendada. O paciente fica, portanto, sem definição do atendimento e sem possibilidade de retorno para suas comunidade. Após conseguir a consulta, os indígenas precisam comprar os remédios e a passagem de volta, pois a Funasa costuma alegar que não têm recursos.

Os povos indígenas de Rondônia se perguntam: "Até quando vamos continuar com esse descaso, sem a definição de políticas públicas para as comunidades indígenas que respeitem as suas especificidades?"

Este protesto dos Kaxarari responde à inoperância do trabalho de assistência à saúde indígena que a Funasa realiza em Rondônia e em todo o Brasil. Também responde ao descaso dos demais órgãos que prestam atendimento à questão indígena. A Fundação Nacional do Índio (Funai), por exemplo, ainda não definiu que coordenação é responsável pelo atendimento ao povo, se Rio Branco (Acre) ou Porto Velho (Rondônia).

Esta reação do povo Kaxarari se soma a tantas outras formas de repúdio manifestadas por outros povos indígenas do Brasil que, desde a invasão deste país, sofrem todo tipo de violência e discriminação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.