VOLTAR

Os Apolima-Arara ocupam sede da Funai no Acre

Cimi - http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4056&eid=367
Autor: Lindomar Padilha
14 de Ago de 2009

Um grupo de 15 lideranças indígenas, do povo Apolima-Arara, está acampado na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Rio Branco, Acre, desde 12 de agosto. Eles exigem a imediata publicação da Portaria que declara a terra Arara do Amônia como tradicionalmente ocupada pelos indígenas.

Os Apolima-Arara vieram de sua terra localizada no Município de Marechal Thaumaturgo, vale do Juruá, distante mais de mil quilômetros da capital do Acre. A viajem até Rio Branco demorou cerca de dez dias. Eles se deslocaram por meio de canoas, barcos, carona em caminhão e, finalmente, andaram um grande trecho a pé.

A luta pela demarcação da terra indígena Arara do Amônia já se estende por mais de nove anos. Durante esse tempo muitos conflitos aconteceram e continuam acontecendo. A área é constantemente invadida por madeireiros e caçadores. Várias denúncias foram feitas mas, infelizmente, nenhuma medida foi tomada pelos órgãos responsáveis até o momento.

Segundo o cacique Francisco Arara, eles sairão da sede da Funai enquanto não for publicada a portaria declaratória. Dia 12, eles foram recebidos pelo administrador substituto, Julçio Barbosa, que se prontificou em encaminhar um documento para a Funai em Brasília pedindo que ela acelere o processo e converse com o Ministro da Justiça.

Além de acamparem na Funai, os índios esperam ser ouvidos pelo Ministério Público Federal.

Lindomar Padilha

CIMI AO

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.