VOLTAR

Origens Brasil®: negócio social que conecta empresas e povos da floresta é lançado por ONGs em São Paulo

Imaflora - http://imaflora.blogspot.com.br/
22 de Mar de 2016

Selo vai identificar produtos de territórios brasileiros, com base em plataforma digital que permite transparência nas relações comerciais, que respeitam um patrimônio brasileiro incalculável

O selo Origens Brasil®, lançado hoje, é uma iniciativa que visa dar mais transparência às cadeias de produtos da floresta, assegurando sua origem e ajudando o consumidor a identificar empresas que valorizam e respeitam, em suas práticas, os Territórios de Diversidade Socioambiental, como é o caso do Xingu.

O selo nasceu da percepção das populações tradicionais da Amazônia, de algumas ONGs que atuam junto a elas, e de algumas empresas, da necessidade de uma ferramenta que distinguisse estes produtos no mercado e incorporasse seus valores como diferenciais. Durante três anos, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e o Instituto Socioambiental (ISA) estudaram mecanismos que respondessem tecnicamente a essa demanda. A conclusão desse trabalho, que contou com o apoio de diversos profissionais, culminou na criação do Origens Brasil®, que parte do reconhecimento de que a atividade agroextrativista exercida pelas populações tradicionais em seus territórios, tem baixo impacto sobre os recursos naturais, protege a floresta de usos predatórios, e permite a continuidade dos serviços ambientais. A busca de mercados diferenciados, a conexão entre empresas, mercado e os povos da floresta também é parte importante da iniciativa.

Território do Xingu: o patrimônio que o selo quer conservar
O Origens Brasil® foi estruturado para ser aplicado em diversos territórios, com o objetivo de ganhar escala e impactar, de forma positiva, um maior número de pessoas. O Território do Xingu é o primeiro, mas a iniciativa será ampliada, em breve, para outros territórios no Brasil.

A escolha deu-se pela dimensão e importância do Território. O corredor do Xingu, identificado no mapa abaixo, tem 26 milhões de hectares de áreas protegidas, que vão do Mato Grosso ao Pará, que atravessas os biomas Amazônia e Cerrado e onde vivem populações extrativistas e povos indígenas que falam 27 idiomas.

Tecnologia a serviço dos elos da cadeia
Para apoiar a gestão da produção das populações extrativistas e povos indígenas, e dar mais transparência à sociedade sobre as praticas comerciais adotadas, foi criada uma plataforma digital com informações alimentadas pelos produtores no território.

A logomarca do Origens Brasil® é fundida com o código do Quick Response Code, que uma vez decodificado com o auxílio de um celular, remete o consumidor ao local de origem da matéria-prima, e disponibiliza informações sobre os produtores (nome, idade, fotografia), a cultura dos povos e o Território de origem.

Isso demandou inúmeros treinamentos, iniciados em 2014, tanto das populações do Xingu quanto das instituições de apoio para se cadastrarem e operarem a plataforma, concebida para ser colaborativa e da qual todos os elos da cadeia têm acesso.

As parcerias que fazem o Origens Brasil®
O Origens Brasil® contou com o envolvimento de diversos profissionais e instituições da sociedade civil, ligados ao tema socioambiental, e de responsabilidade social coorporativa. A busca por novos modelos de negócio culminou na parceria comercial entre as populações do Xingu e a Wickbold, empresa nacional, fabricante de pães especiais.

A iniciativa também ganhou a adesão da Rede Pão de Açúcar (Programa Caras do Brasil), da Firmenich (aromas e fragrâncias) e da Mercur (borracha). Isso vem promovendo parcerias comerciais diferenciadas no território, que se traduzem em garantia de compra, contratos de longo prazo, transferência de tecnologia, pagamento de preço justo, redução de atravessadores e negociação direta com as populações do Xingu.

A construção do Origens Brasil® contou com parcerias importantes, como a LDC, a União para o Biocomércio Ético (UEBT), o Grupo NSC; apoio do Instituto Atá, da Sourcemap, Key Associados, e Safe Trace, além de aporte e investimentos financeiros do Fundo Vale, da Fundação Moore, do Fundo Amazônia, da Rainforest Foundation da Noruega e Patrocínio da Petrobras. A estrutura de Governança confere credibilidade e transparência à iniciativa.

A estrutura de Governança confere credibilidade e transparência à iniciativa
O Origens Brasil® possui um estrutura de governança que permite dar credibilidade e independência à iniciativa, permitindo a participação dos diferentes públicos em seu aperfeiçoamento.

"O Imaflora assumiu o papel de administrador da iniciativa por estar coordenando o seu desenvolvimento e por ter grande experiência como certificador, aplicando estas ferramentas para populações extrativistas e povos indígenas na Amazônia," explica Patrícia Cota Gomes, coordenadora da iniciativa no Imaflora.

Acesse o site do Origens Brasil.

http://imaflora.blogspot.com.br/2016/03/origens-brasil-negocio-social-q…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.