VOLTAR

Organizações vão monitorar desmatamento na Pan-Amazônia

Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br
Autor: Luana Lourenço
17 de Nov de 2011

Um grupo de organizações não governamentais (ONGs) vai começar a monitorar o desmatamento na Pan-Amazônia. Os primeiros mapas, com informações sobre o estado da floresta em 2000, 2005 e 2010, serão apresentados em até três meses. O monitoramento vai permitir uma visão integrada das pressões que ameaçam a floresta nos nove países que compartilham o bioma.

A iniciativa é uma parceria entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), reconhecido pelo monitoramento do desmate na Amazônia brasileira, a Articulação Regional Amazônica (ARA) e a Rede Amazônica de Informação Socioambiental Referenciada (Raisg).

"Os dados hoje são uma colcha de retalhos. É preciso ter uma radiografia integrada", avaliou o pesquisador sênior do Imazon, Carlos Souza.

O monitoramento regional deve permitir um diagnóstico das pressões sobre o bioma, que não se limitam às fronteiras nacionais e têm impactos sobre toda o ecossistema. "Não existem várias amazônias, existe uma só. O futuro na Amazônia brasileira está intimamente ligado ao da Amazônia andina. É uma só bacia, se o Peru e o Equador não cuidarem da parte alta da bacia, os prejuízos também serão do Brasil", ponderou o presidente da Fundação ProNaturaleza, do Peru, Marc Dourojeanni.

O Brasil, que abriga mais de 64% do bioma, ainda é de longe o país que mais desmata a Floresta Amazônica, mas dados recentes mostram que o desmatamento nos países andinos tem aumentado em ritmo muito maior que no Brasil, principalmente na Bolívia e no Equador.

"É uma região que não está isolada, os limites políticos são importantes, mas o ecossistema está integrado. O que acontece nos Andes, na cabeceira dos rios, vai ter impacto direto aqui no Brasil", acrescentou Souza, do Imazon.

A partir dos mapas de referência, será possível planejar a implementação de um monitoramento periódico de toda a região, como o Imazon faz no Brasil com o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD). A ONG divulga relatórios mensais do desmatamento na Amazônia, de forma paralela ao levantamento oficial feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo Souza, o grande desafio para dar escala às ferramentas e garantir que o monitoramento seja constante é o financiamento. "O desafio não é mais técnico, é operacional. Para transformar essas ações em projetos operacionais é preciso ter garantias financeiras para isso. Há custos para se ter um laboratório minimamente equipado, contratação de técnicos, pessoal para ir a campo", listou.

A parceria das ONGs antecipa uma iniciativa da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca), que tem negociado o compartilhamento de metodologias brasileiras de monitoramento de desmate com países amazônicos vizinhos. A iniciativa pretende pleitear recursos do Fundo Amazônia para financiar o projeto.

A discussão de estratégias integradas para a Amazônia é um dos focos do debate do encontro Cenários e Perspectivas da Pan-Amazônia, organizado pelo Fórum Amazônia Sustentável, em Belém.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-11-17/organizacoes-vao-mon…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.